Testa, narinas, ouvidos e cabelos são dominados pelo mesmo micro-organismo; troncos e pernas são território comum de outro. Outras áreas, porém, tiveram maior variação de bactérias. O dedo indicador, a palma das mãos e o antebraço estão entre os locais com maior diversidade de espécies.
na boca , cabelo , unha , testa , narinas , ouvidos etc... tomar banhos diários e manter uma higiene adequada !
Onde vivem os micro-organismos Os que causam doenças são chamados de germes ou micróbios patogénicos. Eles existem em todos os lugares, incluindo o solo, o ar e no interior e na superfície dos seres vivos.
O sistema imunitário é constituído pela medula óssea, glândulas do timo, gânglios linfáticos e baço e ainda pela pele, pulmões e tracto gastrointestinal. Em conjunto, formam um elaborado sistema de defesa que protege o corpo da invasão de substâncias estranhas, como bactérias e vírus.
Os principais grupos de microrganismos são: vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos....Leia também sobre:
A microbiota pode ser composta por três Domínios filogenéticos: Archaea (arqueobactérias), Bacteria e Eucarya (Protozoários e fungos estão incluídos neste grupo).
Micro-organismos são usados no preparo de alimentos, no tratamento de água, na produção de energia, e até mesmo na guerra! No passado, bactérias liberaram oxigênio para nossa atmosfera através de fotossíntese, e com o aumento da concentração desse gás foi possível a diversificação dos seres vivos.
As bactérias também podem ser usadas economicamente pelo homem, como é o caso da Lactobacillus bulgaris e da Streptococcus thermophilus, usadas na produção de iogurte. Além disso, elas são usadas na produção de vacinas, antibióticos e até mesmo de hormônios, como é o caso da insulina.
Para a bactéria ser utilizada na produção de medicamentos pode ser utilizado Técnica do Dna Recombinante: • Inserir gene humano em uma porção do Dna da bactéria • Obter DNA recombinante e reinserir na bactéria. A descendência produzirá o medicamento.
As bactérias heterotróficas se alimentam de moléculas orgânicas oriundas de outros seres vivos e dependendo da procedência de tais moléculas, as bactérias podem ser classificadas em saprófitas, ou decompositoras, e parasitas.
As bactérias Lactobacillus e Streptococcus são amplamente utilizadas na indústria de laticínios, na fabricação de queijos, iogurtes e requeijões, pois elas, através da fermentação, transformam a lactose em ácido láctico.
As bactérias servem como insumos para fabricação de algumas vacinas, elas são a uma das grandes fontes da receita da indústria farmacêutica, pois a indústria fatura muito dinheiro vendendo fármaco que combatam as bactérias.