Um dissipador térmico, dissipador de energia térmica ou promotor de calor, mais conhecido - de forma pouco adequada - por dissipador de calor, é um objeto de metal geralmente feito de cobre ou alumínio, que, pelo fenômeno da condução térmica, busca maximizar, via presença de uma maior área por onde um fluxo térmico ...
O dissipador heatsink impede que o ar quente fique parado em volta do processador, da placa-mãe e em outras partes importantes do gabinete. Então, não tem perigo de parar de funcionar!
Um menor mais rápido, ou um maior com maior quantidade de hélices. Nesse caso tamanho faz a diferença? Pois pela lógica, mesmo um com uma rotação um pouco menor, o Cooler maior e por ter maior quantidade de hélices irar produzir uma ventilação melhor.
Um dissipador de calor passivo é aquele sem partes móveis. Um dissipador de calor ativo possui partes móveis. assim, a segunda imagem é um dissipador de calor ativo.
Em física, dissipação engloba o conceito de um sistema dinâmico onde importante modelos mecânicos, tais como ondas ou oscilações, perdem energia ao longo do tempo, tipicamente devido a adição de atrito ou turbulência. A energia perdida é convertida em calor, elevando a temperatura do sistema.
já as panelas de metal esquentam rapidamente e são excelentes condutoras de calor. Dentre as panelas de metal, a de cobre é a que esquenta mais rápido, seguida do inox e do ferro. É preciso ficar atento ainda quanto à capacidade da panela de influenciar no sabor de certos pratos (você sabia que isso pode acontecer?):
ferro
Resposta. A caneca de alumínio esfria mais rápido, pois a transferência de calor do líquido para a caneca faz com que ocorra um reação de liberação de calor mais rápido que a porcelana.
papel aluminio
Quem regula nossa temperatura é uma parte do cérebro chamado hipotálamo – ele é uma espécie de termostato do nosso organismo, sempre ajustado entre 36,6 e 37 °C. Se ele não fizesse esse controle, seriam afetadas a velocidade das reações químicas e a atividade das enzimas envolvidas no metabolismo.