Em matemática, denomina-se interpolação o método que permite construir um novo conjunto de dados a partir de um conjunto discreto de dados pontuais previamente conhecidos. Em engenharia e ciência, dispõe-se habitualmente de dados pontuais obtidos a partir de uma amostragem ou de um experimento.
Como o conjunto consiste de 4 pontos, o polinômio interpolador deve ser da forma: p ( x ) = a 0 + a 1 x + a 2 x 2 + a 3 x 3 . cuja solução é a 0 = 1 , a 1 = 6 , a 2 = 0 e a 3 = − 1 . Portanto, o polinômio interpolador é p ( x ) = 1 + 6 x − x 3 .
Interpolação Polinomial. A interpolação consiste em determinar uma função (iremos considerar polinómios), que assume valores conhecidos em certos pontos (que chamaremos nós de interpolação). ... x0 , ... , xn , a que estão associados os valores de uma função f0 , ... , fn, respectivamente.
A função polinomial pelo método de Newton é P(x) = 1 + (3x/2)!
Digite a tecla contendo o número três, correspondente à opção ALL e duas vezes a tecla igual '='. Assim, serão apagadas todas as memórias da calculadora e esta estará limpa para receber os novos valores. Feito este procedimento de limpeza, pressione as teclas ALPHA e MODE.
A limpeza à memória da máquina é feita da seguinte forma: No menu System, aceder a F5 (Reposição). Escolher F6: Próxima Página. Escolher F2:Inicializar tudo. Ao surgir o ecrã seguinte, escolher F1:Sim.
Segure a tecla "Shift" ou "2ND" e pressione a tecla "ON" ou "AC". Fazê-lo desligará sua calculadora gráfica.