No refrigerante há a formação de um equilíbrio que é deslocado quando o ingerimos, no sentido da formação de gás carbônico, provocando o “arroto”. Não pare agora... ... Quando bebemos o refrigerante várias alterações são feitas nesse sistema, deslocando equilíbrio químico de diversas formas.
“Beber refrigerante piora as úlceras estomacais porque essa bebida aumenta a produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras. Além disso, trata-se de um líquido gasoso, que causa distensão gástrica e dispepsia (dor e sensação de peso no estômago)”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros.
Explicação: - A solubilidade de gases em líquidos é favorecida pela diminuição da temperatura. Quanto maior ela for, maior será a agitação das moléculas do gás, o que favorece o seu escape. Logo, se o refrigerante está gelado, haverá mais gás dissolvido na bebida (o que não favorece a sua saída).
O gás usado nos refrigerantes é o dióxido de carbono (CO₂), e o sabor do refrigerante muda quando a garrafa ou lata fica aberta por algum tempo, pois ele perde o conteúdo de gás que está disuelto nele pois a certa temperatura ele se separa do líquido, fazendo que ele fique com um sabor mais doce, pela perda do efeito ...
Quando abrimos uma garrafa de refrigerante, ocorre uma diminuição da pressão no interior do sistema (garrafa de refrigerante), ocorrendo um deslocamento do equilíbrio para o lado de maior número de mols gasosos, ou seja, o lado dos produtos. ... Dados: H2CO3(aq = 2,5 mol/l H2O = 1,5 mol/l e CO2(g) = 2,0 mol/l.
Podemos afirmar que o sabor muda quando a garrafa ou lata fica aberta por algum tempo, uma vez que o dióxido de carbono (CO₂) , que é o gás do refrigerante escapa e isso acaba nos dando uma sensação de acidez na boca.
Olá! Podemos responder essa questão com base no coeficiente de solubilidade dos gases nos líquidos. Quanto mais elevada a temperatura, menor a solubilidade dos gases nos líquidos, o que faz com que eles se desprendam para a superfície mais rápido.
Quando aberto, o refrigerante perde grande parte da sua pressão interna e o CO2, que estava dissolvido na solução, sendo liberado. As borbulhas que aparecem quando o refrigerante é colocado no copo são bolhas de CO2, resultantes da transformação do H2CO3 em CO2 devido a redução da pressão no líquido.
Enfraquecimento dos ossos e dentes A maioria dos refrigerantes contém uma elevada quantidade de ácido fosfórico que impede o corpo de absorver o cálcio necessário para fortalecer os ossos. Dessa forma, pessoas que bebem refrigerantes regularmente podem desenvolver problemas como cáries ou osteoporose.
Um dos perigos das doses exageradas de refrigerante açucarado é a esteatose hepática, acúmulo de gordura no fígado que pode evoluir para a cirrose. É que o açúcar ingerido será armazenado pelo fígado e, depois, liberado na corrente sanguínea em forma de ácidos graxos, que nada mais são do que células de gordura.
Conheça as possíveis doenças que podem ser adquiridas por conta do consumo excessivo de refrigerantes
Como há uma descarga grande de açúcar, ácido fosfórico e inúmeras toxinas, o fígado fica sobrecarregado, transformando o açúcar que recebe em gordura. 40 minutos: a absorção da cafeína presente na bebida está completa. As pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar no sangue.
Efeitos do refrigerante até 60 minutos após a ingestão O refrigerante produz uma verdadeira revolução e, em penas uma hora, consegue alterar a pressão, levar embora nutrientes essenciais para o organismo e ainda ajuda o corpo a acumular gordura.
Compre uma garrafa de água e mantenha com você em casa, no trabalho, em seu carro. Você ainda pode beber bebidas com sabor refrescante, mas que não sejam lotados de produtos químicos de baixa qualidade. Bebidas alternativas e saudáveis: Água com gás + suco de limão + Suco de Cranberry (sem adição de açúcar)
Como parar de beber refrigerante
32 copos de água é o que deve beber para limpar um copo de refrigerante do seu corpo!
Controla a pressão arterial "Os refrigerantes podem favorecer a hipertensão devido principalmente ao seu alto teor de sódio", explica a nutricionista Amanda. Cortando essa bebida, diminuímos a ingestão de sódio, o que diminuirá o risco de hipertensão e também ajudará a controlar um quadro já instalado.
Ainda que o suco (e até o néctar) de caixinha leve muito mais açúcar que o suco natural, perca dele no quesito nutrientes e contenha conservantes, é uma escolha menos prejudicial ao organismo do que qualquer refrigerante, com ou mesmo sem açúcar.
De acordo com o especialista, o consumo de refrigerantes pode agravar quadros de doenças graves, como a gastrite e a flatulência, além de aumentar os níveis de colesterol. A bebida é responsável também por cáries e erosão dental, amarelamento dos dentes, causados também pelos altos níveis de açúcar no líquido.
A cafeína, uma substância reconhecida pelos seus efeitos psicoestimulantes e que pode levar à dependência física e tolerância à droga, segundo o Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é, de acordo com a Coca-Cola Brasil, um estimulante suave.
Essas duas bebidas são seguras, independente se consumidas isoladas ou junto a uma refeição. O valor calórico do guaraná é baixo enquanto o refrigerante de guaraná e o Guaravita têm valores calóricos muito similares, mas quantidades bem diferentes de sódio e ainda “seguras” de sódio.
Os músculos passam a “preferir” o açúcar como combustível, e a perda de peso se torna mais difícil. Esse efeito, a longo prazo, pode elevar os níveis de glicose no sangue, levando à diabetes. Por isso que os refrigerantes engordam.
Coca-Cola
Variedade "cola" lidera a preferência da população no país. Uva e laranja também se destacam, principalmente na análise geográfica de consumo por região. O sabor cola é o mais consumido pelos brasileiros, com 78% de declaração, seguido pelo sabor guaraná (70%) e laranja (44%).
Por incrível que pareça, são cerca de 3 500 marcas, produzidas por 835 fabricantes!
• Guaraná Skol Foi o primeiro refrigerante em lata vendido no Brasil, lançado em 1975. Mas a lata naquele tempo não era fácil de abrir, tinha que se usar um abridor de latas! Quando a Brahma adquiriu a Skol, o refrigerante foi modernizado e surgiram novos sabores, mas sua fabricação foi interrompida em 1989.
Conheça as cinco marcas de refrigerante mais populares e com maior valor de mercado, a seguir.
Lista de marcas de refrigerantes do Brasil