Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).
Nazireu (do hebraico nazir נזיר da raiz nazar נזר "consagrado", "separado"), dentro da Torá é o termo que designa uma pessoa para serviços de Deus.
Bem, a raspagem do cabelo, é consagrada ao Nkisi que rege a cabeça (Ori) de uma pessoa ao ser iniciada. ... A busca por paz espiritual, equilíbrio, saúde, o ato de “bolar”, etc., faz com que se compreenda o sinal dado pelo Nkisi sobre a necessidade ou não de se “raspar a cabeça”.
O candidato à iniciação é mantido confinado em um quarto por 21 dias. Ele (ou ela) tem a cabeça raspada e recebe marcas no braço ou na cabeça, geralmente feitas com espinhas de peixe. Essas cicatrizes simbolizam a porta de entrada do orixá durante a incorporação.
As cantigas de Rum são as cantigas executadas para o Orixá dançar em uma festa, costuma dizer-se (dar Rum ao santo), nessas cantigas os Orixás fazem a coreografia conforme a cantiga e o desempenho do alabê no atabaque maior (Rum), caso o alabê cometa algum engano, Orixás mais antigos podem parar de dançar, corrigindo o ...
Alvarenga indica que o atabaque provavelmente foi trazido pelos sudaneses ou bantus, e os tambores usados em rituais de Yoruba, são chamados ilu (maior), bata-cotô (médio), e batá (menor). No candomblé de caboclo, o atabaque é chamado de roncó; no Rio de Janeiro, surdo; e no Rio Grande do Norte, chama.
Um termo usado pelos povos Yoruba-, Igala- e Edo da Nigéria para um sino golpeado sem badalo. O agogô Yoruba pode ser único ou duplo, é golpeado com uma vara de metal, e pode ser usado em conjuntos, geralmente com tambores, para acompanhar danças sociais ou cerimônias.
Atabaque é um instrumento musical de percussão afro-brasileiro. ... Pode ser usado em kits de percussão em ritmos brasileiros, tais como o samba e o axé music. Outros instrumentos musicais associados ao atabaque são: Agogô
Nos terreiros de candomblé, os três atabaques utilizados são chamados de "rum", "rumpi" e "le". O rum, o maior de todos, possui o registro grave; o do meio, rumpi, tem o registro médio; o lé, o menor, possui o registro agudo podendo ser usado o aquidavi para a percussão.
Ogã ( também ogan) na Umbanda esta relacionado a curimba, na dedicação ao toque e canto nos dias de gira. Na Umbanda, esses médiuns são considerados de sustentação e firmeza durante os rituais do terreno, precisando manter a vibração adequada atraves dos diferentes tipos de toques no atabaque e pontos cantados.
Ogã – A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.
Ogã (do iorubá -ga: "pessoa superior", "chefe", "com influência"; do jeje ogã: "chefe", dirigente") é o nome genérico para diversas funções masculinas.