Portanto, a água simboliza o Espírito Santo, que é quem realmente purifica e lava os pecados. O crente batizado assume as características ou marcas do Espírito Santo e a pureza da água. Por isso o verdadeiro batismo é o do coração, o do Espírito Santo.
O batismo é entendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizado, incorporando-o à comunidade católica, ao grande corpo místico de Cristo, que é a Igreja em si. ... O batismo significa imergir "na morte de Cristo e ressurgir com Ele como nova criatura".
Símbolos do batismo: Água Na Igreja Evangélica, o batismo por água é feito geralmente num grande tanque onde várias pessoas, sobretudo jovens são batizados. Os evangélicos acreditam que o bebê não nasce com pecados. Assim, batizá-lo não teria muito sentido, pois ele ainda não conhece a palavra da vida.
O Catecumenato é, no Cristianismo, o período de formação do fiel em preparação para o batismo. Atualmente, o termo tem sido utilizado também na Igreja Católica para designar uma forma de catequese contínua, que não se encerra com o recebimento de cada sacramento, mas perpassa todo o processo de iniciação cristã.
A Crisma, segundo a doutrina da Igreja Católica, é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe, através da ação do bispo, uma unção com o Crisma (óleo de oliveira). Trata-se de um rito em que o ministro sagrado impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo de oliveira.
Resposta. O primiro sacramentos é o batismo./span>