A água é a substância mais comum do planeta e cobre cerca de 71% da superfície da Terra. ... A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H).
A água possui grande capacidade de dissolver diversas substâncias, o que a torna um “solvente universal”. Para agir como solvente, a água deve interagir com o soluto, promovendo a separação das substâncias ou realizando novas ligações. Essa propriedade é explicada pela polaridade da molécula.
Estão presentes na água que bebemos substâncias químicas como antimônio, arsênio, bário, cádmio, chumbo, cianeto, mercúrio, nitratos, triclorobenzeno, diclorometano; agrotóxicos como atrazina, DDT, trifluralina, endrin e simazina; e desinfetantes como cloro, alumínio ou amônia.
As impurezas normalmente encontradas na água apresentam-se sob forma dissolvidas e/ou suspensas. Entre elas, podemos citar o Cálcio; magnésio; sílica; bicarbonatos; carbonatos; sais dissolvidos e suspensos; compostos orgânicos; ferro; óleo; gases dissolvidos; etc.
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Então basta deixar a garrafa semiaberta algumas horas no sol. Esse processo vai fazer com que agentes acidificantes como o flúor e o cloro evaporem, tornando a água mais alcalina - de modo que minerais alcalinizadores como o magnésio permaneçam.
7.0