EQST

Qual O Tempo De Licença Luto?

Qual o tempo de licença luto?

“Art. 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: I – até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica.”

Quando avó morre quantos dias de licença 2020?

Para que o trabalhador possa se adaptar ou até mesmo se recuperar da perda, a CLT estabelece no artigo 473 que ele pode deixar de comparecer ao serviço, sem que haja prejuízo do salário, por até dois dias consecutivos após o falecimento do pai, mãe, avós, filho, neto, cônjuge e irmão.

Quantos dias de folga para quem se casa?

três dias

Quando o filho perde o direito à pensão por morte?

Súmula 74 do TRF4: Extingue-se o direito à pensão previdenciária por morte do dependente que atinge 21 anos, ainda que estudante de curso superior. Súmula 37 da TNU: A pensão por morte, devida ao filho até os 21 anos de idade, não se prorroga pela pendência do curso universitário.

O que é pensão por morte Estatutaria?

No âmbito da Previdência Social, significa benefício pago aos dependentes após a morte do segurado. ... Na legislação de regência (Lei n° 8.

Quem tem direito à pensão vitalícia por morte?

Via de regra, são dependentes do segurado e têm direito à pensão por morte o cônjuge, a companheira ou o companheiro, nos termos do art. 16, inciso I, da Lei n. 8.

Quais as novas regras de pensão por morte?

Se o segurado falece sem deixar cônjuge nem filhos, o benefício vai para os dependentes da 2ª classe, os pais. Nesse caso, se ficar comprovada a relação de dependência econômica, eles vão receber a cota fixa de 50% e mais 10% por dependente, totalizando 70% da aposentadoria do segurado.

Quais são as regras atuais de rateio da pensão por morte?

Com a regra nova, o dependente só vai receber o benefício de pensão por morte se o segurado tiver contribuído por 24 meses, ressalvada a morte por acidente do trabalho, doença profissional ou do trabalho, conforme Art. 215, Parágrafo Único, da Lei 8.

Como ficou a pensão por morte em 2020?

O benefício começa em 50% do valor da aposentadoria, mais 10% para cada dependente até 21 anos de idade, limitado a 100%. Portanto, uma viúva ou um viúvo sem filhos receberá 60%. A viúva do trabalhador com dois filhos tem direito a 50% do valor da aposentadoria, mais 10% para ela, mais 20% referentes aos dois filhos.

Como fica a pensão por morte em 2020?

Para os pais é vitalício, recebendo até o falecimento do dependente. Para os filhos e irmãos inválidos ou com deficiência, receberão até cessar a invalidez ou a deficiência. ... Se apenas uma dessas condições não for cumprida, o cônjuge ou companheiro (a) receberá apenas 4 meses de pensão por morte. Sim, apenas 4 meses!