três meses
A batata é um cultivo com sistema radicular superficial e delicado, a totalidade de suas raízes não ultrapassa 40-50 cm. Por isso, as plantas têm baixa capacidade de explorar nutrientes no solo e buscar água. Estas características exigem que a cultura seja produzida em solos bem corridos e férteis.
Para plantar, basta firmar levemente o pedaço da batata na terra sem cobrir totalmente. Na verdade você pode posicionar os pedaços com os brotos virados para baixo também, não fez diferença em meus testes. Regue bem pouco, jogando um pouquinho de água em cima das batatas, diariamente se estiver muito calor.
Para cultivar a Batata o ideal é plantá-la entre janeiro e abril, em locais secos, e entre maio e junho, em temperaturas baixas. Respeite um espaçamento de 30 cm a 40 cm entre as covas de plantio. A Batata, para o seu bom desenvolvimento, necessita de temperatura entre 15°C e 20°C.
Como Fazer
Coloque na cova a batata semente com os brotos virados para cima e cubra-a completamente com o substrato. As batatas devem ser plantadas na metade do vaso, depois de 30 dias complete o vaso com o restante do substrato, formando uma leira (canteiro ou elevação de terra) com aproximados 25 cm de altura.
A época ideal para a plantação da batata-doce no hemisfério norte é entre o período de Abril e Junho. Se optar por produzir os seus próprios rebentos tal como indico acima, deve começar o seu cultivo em Novembro, comprando batatas-doces com uma boa superfície , lisas e sem buracos.
A muda tem que ter tamanho suficiente para ser transplantada no centro, ou próxima a ele, da caixa e uma pequena parte alcance a borda do caixote, para receber luz. Se as mudas forem muito pequenas, deixe elas crescerem um pouco com as caixas na horizontal, para depois passar para o próximo passo que é o empilhamento.
150 dias
Para começar sua plantação, você precisa de várias batatas doces saudáveis e limpas. Cada batata-doce pode produzir até 50 brotos de deslizamento. Para criar rebentos, lave cuidadosamente as batatas. Em seguida corte-as ao meio ou em grandes secções.
>>> ESPAÇAMENTO O mais utilizado para o plantio da batata-doce varia de 80 a 100 centímetros entre leiras e de 25 a 40 centímetros entre plantas. Para solos mais férteis, no entanto, a recomendação é de espaçamentos menores. As ramas são plantadas em leiras de 20 a 40 centímetros de altura.
A cultura da batata-doce é responsiva à adubação nitrogenada e potássica de cobertura, porém, os maiores incrementos de produtividade são alcançados com as doses de N e K combinadas. A adubação de cobertura com N e K não acarreta em aumento da quantidade de raízes tuberosas impróprias para a comercialização.
A espécie produz muito, podendo chegar a 50 toneladas por hectare de terra - 10 mil metros quadrados -, sendo que a média nacional é de apenas sete toneladas, ou seja, a produção é quase 10 vezes maior que as demais culturas.
16.
De acordo com informações da Casa da Agricultura de Presidente Prudente, o preço da caixa com 24 kg de batata doce alcançou recorde na região. Enquanto a média histórica é de R$ 12, o produtor vende atualmente a mesma quantidade por R$ 30, valor 150% maior.
Durante seu primeiro ano de cultivo de batatas, um rendimento bom seria 25 toneladas por hectare ou 10 toneladas por acre (22,000 libras por acre). Agricultores experientes depois de anos de prática podem atingir rendimentos de 40 a 70 toneladas por hectare, ou de 16 a 28 toneladas por acre.
Batata no Atacado - IEA
Remexa o solo abaixo dos caules e remova cuidadosamente as batatas-doces. Se houver cerca de dois ou três batatas-doces na raiz do caule, elas estão prontas para serem colhidas. Use uma pá arredondada para desenterrar os tubérculos, de modo a não danificá-los.
Referente ao solo O solo ideal para o plantio é o bem drenado, sem pedras e outros detritos, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal situa-se entre 5,5 e 6,5 mas a batata-doce é bastante tolerante quanto ao solo, devendo-se evitar apenas solos pedregosos, sujeitos a encharcamento e compactados.
A colheita da batata-doce ocorre de 115 a 140, até 210 dias após o plantio, dependendo das condições climáticas da região. A colheita da batata-doce pode ser feita com enxada ou enxadão, evitando-se ferimentos às batatas, e pode ser parcelada, uma vez que a batata-doce conserva-se, por algumas semanas, debaixo do solo.
A planta da batata doce é muito resistente e deve ser regada quando se verificar que está a passar "sede" e isso é facilmente notado. Tradicionalmente a rega é feita por rego (duas linhas de podas (camalhão) separadas cerca de 70 cm e podas a cerca de 30 cm.