A tontura é um sintoma que pode ser causado por labirintite, queda brusca da pressão arterial, hipoglicemia, doenças neurológicas, como Alzheimer ou AVC, ou até ocorrer devido a efeito colateral de medicamentos.
O que fazer: o tratamento das doenças neurológicas deve ser feito pelo neurologista que pode indicar remédios específicos para a doença a ser tratada. No caso de suspeita de AVC, deve-se procurar o pronto-socorro mais próximo imediatamente, pois é uma emergência médica que necessita de tratamento imediato. Saiba identificar os sintomas de AVC.
O que fazer: para confirmar se se trata de um caso de anemia é aconselhado consultar um clínico geral para fazer um exame de sangue para avaliar os valores de hemoglobina e iniciar o tratamento, caso seja indicado. Na maior parte dos casos, o tratamento é focado em aumentar a quantidade de ferro no organismo e, por isso, pode ser aconselhado aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, como o feijão e, em alguns casos, tomar suplementos.
A tontura constante geralmente é causada por problemas no ouvido, como labirintite ou doença de Menière, mas também pode ser um sinal de diabetes, anemia ou até problemas cardíacos. Associados à tontura também podem surgir outros sintomas como falta de equilíbrio, vertigem e sensação de que a cabeça está sempre girando.
Ao levantar-se rápido demais, é provável que você sinta uma sensação de tontura e um escurecimento da vista – que leva poucos segundos para passar. Tal condição se dá, sobretudo, por uma mudança na pressão arterial ou circulação.
O que fazer: é aconselhado consultar um clínico geral para identificar se existe outra causa que possa estar causando a tontura ou, então, procurar atendimento com um otorrinolaringologista e iniciar o tratamento adequado para a doença de Menière que, embora não tenha cura, pode ser aliviada com remédios para o enjoo, como Prometazina, e alterações na dieta. Veja mais sobre esta doença e como tratar.
Um episódio de hipoglicemia (baixo açúcar no sangue) pode causar tontura. Isso é mais comum em pessoas que sofrem de diabetes, mas pessoas saudáveis também podem sofrer com isso.
Quase sempre a tontura é um sintoma apenas subjetivo e o médico depende do relato do paciente. Em alguns casos o desequilíbrio, a dificuldade para se manter de pé e outros sinais objetivos podem ser facilmente percebidos. Uma tarefa mais árdua do médico é diagnosticar as causa da tontura, o que demanda exames de laboratório e de imagens.
No caso de problemas no ouvido, por exemplo, existem remédios que podem ajudar. Aliás, o mesmo vale para a enxaqueca, que pode ser tratada com remédios e também com ajustes no estilo de vida.
A anemia ferropriva pode causar tontura e ocorre devido a diminuição da produção de glóbulos vermelhos no sangue, também conhecidos como hemácias, que são responsáveis por levar oxigênio para os tecidos do corpo.
O que fazer: deve-se consultar o otorrinolaringologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que pode ser feito com remédios antivertiginosos ou antieméticos indicados pelo médico, para ajudar a aliviar a tontura e as náuseas, ou antibióticos caso se tenha infecções bacterianas. Além disso, é recomendado evitar o estresse e o consumo de cafeína, açúcar e cigarro, que são situações que podem piorar a crise de tontura.
Leia também: Tontura durante a dieta? Entenda o que pode ser
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça intensa e pulsante que pode causar episódios de tontura, e normalmente é acompanhada de outros sintomas como sensibilidade à luz, lacrimejamento, presença de manchas no campo de visão ou náusea, por exemplo. Saiba identificar todos os sintomas de enxaqueca.
O uso prolongado de alguns tipos de medicamentos, como os remédios para convulsões, antidepressivos, anti-hipertensivos ou sedativos podem causar um efeito secundário que causa tonturas e a sensação de fraqueza.
Além da tontura, quando a pressão é baixa também podem surgir outros sintomas como fraqueza, visão turva, dor de cabeça e sono. Porém, nem sempre é fácil distinguir pressão alta de baixa porque os sintomas são semelhantes, sendo que a melhor forma de confirmar é medindo a pressão com um aparelho. Veja algumas formas de tratar a pressão baixa.
O que fazer: quando se suspeita que as tonturas estão sendo causadas por algum medicamento é recomendado consultar o médico que fez a prescrição, para que a dose seja alterada ou o medicamento.
Aliás, a labirintite também é um gatilho para a tontura. Nesse caso, ela ocorre por causa de uma infecção séria no ouvido interno (ou labirinto).
Geralmente, lidar melhor com o estresse e a ansiedade ajuda a reduzir a tontura. Por isso, procure praticar atividades físicas regularmente e aprender técnicas como o mindfulness, por exemplo.
O que fazer: deve-se fazer o acompanhamento pré-natal com o obstetra, com realização de exames periodicamente para avaliar a causa da tontura na gravidez. Caso seja identificada anemia, o médico pode recomendar o uso de suplementos de ferro e ácido fólico, por exemplo. Além disso, é recomendado beber bastante água para manter o corpo hidratado e fazer o tratamento para diabetes corretamente, conforme orientado pelo médico, para evitar episódios de hipoglicemia. Veja como é feito o tratamento da diabetes na gravidez.
Sentir mal-estar e tontura é um sinal do corpo de quem tem algo errado com a sua saúde. Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas.
A tontura é um sintoma de alguma alteração no organismo, que nem sempre indica uma doença ou condição grave e que, na maioria das vezes, acontece por uma situação conhecida como labirintite, mas que também pode indicar alterações no equilíbrio, alterações na função do coração ou efeito colateral de medicamentos.
A sensação de cabeça pesada é uma sensação de desconforto relativamente comum, que normalmente surge devido a episódios de sinusite, pressão baixa, hipoglicemia ou após ingestão de grandes quantidades de bebidas alcoólicas, por exemplo.
Durante o primeiro trimestre da gravidez, seu sistema circulatório age mais rápido para permitir que o sangue alimente seu bebê. Isso significa que sua corrente sanguínea começa a trabalhar horas extras e, durante o segundo trimestre da gravidez, a pressão nos vasos sanguíneos pode causar tonturas e desconforto.
A tontura na gravidez é um sintoma muito comum que pode surgir desde a primeira semana de gestação e ser recorrente ao longo de toda a gravidez ou acontecer apenas nos últimos meses e normalmente está relacionada com a diminuição da pressão arterial devido ao peso do útero sobre os vasos sanguíneos.
A Labirintite, é uma das várias causas de tontura. Geralmente se apresenta como tontura tipo vertigem (sensação que a cabeça ou o mundo está rodando) de forte intensidade e incapacitante. Ela normalmente é provocada por infecções virais.
Aprenda a controlar a doença
Tratamento natural para Labirintite
Podemos então diferenciar a tontura da vertigem da seguinte forma: Tontura: É uma sensação de desequilíbrio corporal; Vertigem: Tipo de tontura caracterizado pela ilusão de movimento, normalmente, de rotação.
A vertigem é um tipo de tontura em que há perda do equilíbrio corporal, com a sensação de que o ambiente ou próprio corpo estão rodando, geralmente, acompanhada por náuseas, vômitos, suor e palidez, podendo também surgir com zumbido ou diminuição da audição.
A vertigem é um tipo de tontura em que há perda do equilíbrio corporal, com a sensação de que o ambiente ou próprio corpo estão rodando, geralmente, acompanhada por náuseas, vômitos, suor e palidez, podendo também surgir com zumbido ou diminuição da audição.
Portanto, quando surgem aqueles estados prévios de grande tensão muscular e agitação sem uma razão aparente, significa que é um enjoo por ansiedade. A melhor maneira de prevenir esse tipo de desconforto, ou de gerenciá-lo caso ocorra, é controlando a respiração. É muito conveniente usar a respiração diafragmática.
Quanto tempo a vertigem dura? Segundo a causa um único episódio da vertigem pode ser curto durando diversas segundos ou actas ou pode ser 12 a 24 horas duradouros ou mesmo dias.
As principais doenças que causam Vertigem são a Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), a vertigem fóbica, a neurite vestibular e a doença de Ménière.
7 principais sintomas de labirintite
Esse teste de labirintite é simples e consiste em marcar um local do chão com um “X”, que pode ser feito com fita crepe ou caneta. Depois, a pessoa deve pisar em cima da marca, fechar os olhos e marchar dezenas de vezes, tentando se manter na mesma direção e posição.
As causas de tontura no idoso são inúmeras e, em geral, envolvem muitos sistemas do organismo. Doenças psiquiátricas (como ansiedade e depressão); cardiovasculares (como arritmias, enxaquecas, infarto); e neurológicas (como Doença de Parkinson e esclerose múltipla) devem ser consideradas.