Matemática. No estudo dos números complexos deparamo-nos com a seguinte igualdade: i2 = – 1. A justificativa para essa igualdade está geralmente associada à resolução de equações do 2º grau com raízes quadradas negativas, o que é um erro. ... Um par ordenado de números reais (x, y) é chamado de número complexo.
Em Matemática, um número imaginário é um número complexo com parte real igual a zero, ou seja, um número da forma b i, em que i é a unidade imaginária. Em alguns contextos, exige-se que b seja diferente de zero.
Resposta: m = 6 para que o produto em questão resulte em um imaginário puro.
(3 + 2i) seja um número real, o valor real de a deve ser -3/2.
i 0 = 1, pois todo número ou letra elevando à zero é um. i 1 = i, pois todo número elevado a 1 é ele mesmo.
O conjunto dos números que formam a parte real é representado por Re (z). O conjunto dos números que formam a parte imaginária é representado por Im (z). Quando a diferente de zero e b igual a zero dizemos que o número complexo será real. Para que o complexo seja um número real devemos fazer b = 0 e a ≠ 0.
Forma Algébrica do Número Complexo Um número complexo z escrito na Forma Algébrica z = x+iy, com x a Parte Real (e x é um número real) e com y a Parte Imaginária (e y também é um número real). Assim, nesse formato, tanto a Parte Real bem como a Parte Imaginária são números reais.
Número complexo é um par ordenado de números reais (a, b). Assim, o conjunto dos números complexos é uma extensão do conjunto dos números reais. Todo número complexo pode ser escrito na forma a + bi, chamada de forma algébrica ou forma normal, onde a é chamado de parte real e bi, de parte imaginária.
A forma trigonométrica do complexo z = 1 + i é z = √2*(cos45º + sen45º * i).
Onde . 1) Sendo assim, para o seu número complexo z = -2, temos: E assim o argumento será o ângulo cujo seno e cosseno são: Assim temos que ou º.