Esses riscos são diversos (há, por exemplo, os biológicos, bem como os químicos), podendo ser ocasionados por agentes como o calor, ruídos, radiações ionizantes, radiações não ionizantes e pressões anormais. É por tal motivo que pessoas que atuam em unidades médicas devem sempre seguir normas de biossegurança.
As ações aplicadas pelas empresas nas comunidades que ficam ao seu redor devem ser obrigatoriamente supervisionadas por um órgão competente. A biossegurança atua também em lugares que se aplicam a tecnologia moderna, como por exemplo, laboratórios de analises, hospitais, indústrias e outros.
A lógica da construção do conceito de biossegurança, teve seu inicio na década de 70 na reunião de Asilomar na Califórnia, onde a comunidade científica iniciou a discussão sobre os impactos da engenharia genética na sociedade.
Biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos, agentes físicos biológicos à biodiversidade.
Dessa maneira, as ações de biossegurança englobam aspectos como:
Resposta. Resposta: Regulamentar e fornecer todas as orientações com relação aos procedimentos obrigatórios relacionados com segurança e medicina do trabalho, assim como a legislação específica para o trabalho com organismos geneticamente modificados.
Já a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) classifica biossegurança como um conjunto de ações que têm o objetivo de prevenir, diminuir, controlar e eliminar riscos relacionados às atividades médicas e hospitalares que possam prejudicar a saúde e o meio ambiente.
A biossegurança pode ser definida como um conjunto de medidas que busca minimizar os riscos inerentes a uma determinada atividade. Esses riscos não são apenas aqueles que afetam o profissional que desempenha uma função, e sim todos aqueles que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.
A biossegurança em maquiagens serve como uma maneira de prevenção para a minimização de riscos para a pele, para o maquiador e para a o meio ambiente. ... Se a maquiagem usada estiver fora do prazo de validade, estiverem armazenadas de forma incorreta e expostas a bactérias o risco de infecção é grande.
A biossegurança nas ações em farmácia tem o objetivo, maior em manter e prevenir a saúde do profissional, dos clientes e certos cuidados com o meio ambiente.
Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) O avental ou jaleco utilizado como EPI impede que os procedimentos da maquiagem sejam realizados apenas com a roupa do corpo, evitando sujidade dos produtos e do cliente, bem como a contaminação microbiológica.
Altura da mesa de trabalho, da cadeira do maquiador e até do espelho podem contribuir para doenças como LER (lesão por esforço repetitivo) ou até outros problemas encarados como “mais simples”, porém que atrapalham a rotina do profissional, como ocaso de dores musculares e cefaleias.
Biossegurança é um conjunto de medidas voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades em ambientes ocupacionais do campo da saúde e laboratorial, que podem comprometer a saúde do homem e causar danos ao meio ambiente.