EQST

O Que Apicigenese?

O que é Apicigenese?

A apicigênese consiste na remoção, exclusivamente, da polpa inflamada de dentes permanentes jovens injuriados que apresentam vitalidade pulpar.

O que é revascularização pulpar?

A revascularização pulpar tem surgido como uma nova opção de tratamento para estimular o término do desenvolvimento radicular e não apenas o fechamento apical. Há na literatura uma variedade de protocolos utilizando esta técnica, buscando sempre alcançar o sucesso no tratamento.

O que é Rizogenese incompleta?

Os dentes com rizogênese incompleta são aqueles que apresentam o ápice parcialmente formado. Esses dentes quando atingidos podem resultar em necrose pulpar e paralisação no processo de formação radicular. Durante o tratamento é um grande desafio promover o fechamento do ápice que fora paralisado após o trauma.

O que é tratamento Endodontico radical?

Na terapia radical, é realizada a pulpectomia, que consiste na retirada de todo o tecido vital, sendo indicada para dentes decíduos com diagnóstico de pulpite irreversível ou necrose pulpar.

Como fazer Pulpectomia em dentes Deciduos?

A técnica padrão para pulpectomia em dentes decíduos preconizada pela Academia Americana de Odontopediatria (AAPD,2001) consiste em: Remoção do tecido cariado; Acesso a câmara pulpar; Remoção da polpa coronária; Identificação dos canais radiculares; Instrumentação; Irrigação; Tratamento dos canais; Medicamentos ( ...

O que é Pulpotomia em dente Deciduo?

Introdução: A pulpotomia em dentes decíduos é uma técnica conservadora de terapia pulpar amplamente utilizada em Odontopediatria, sendo de fundamental importância para evitar a perda prematura desses dentes, quer seja por alterações provocadas pela cárie dentária ou traumatismo dentário.

O que é uma Pulpotomia?

A pulpotomia é um procedimento conservador e consiste na preservação da vitalidade pulpar radicular, ou seja, consiste na remoção de polpa dental coronária afetada por diferentes causas e a proteção do remanescente com um material capeador, conhecido também como revestimento .

Como se faz uma Pulpotomia?

Protocolo Clínico:

  1. Anestesia;
  2. Isolamento absoluto;
  3. Remoção da dentina cariada;
  4. Remoção do teto da camâra pulpar;
  5. Excisão da polpa coronária com curetas afiadas ou broca esférica lisa. ...
  6. Lavagem abundante da ferida cirurgica (água destilada, soro fisiológico ou detergente específico);

Qual a diferença entre Pulpotomia e Pulpectomia?

Então, a pulpectomia pode ser definida como o tratamento do canal radicular de dentes com vitalidade pulpar (LEONARDO e LEAL,1998). Nos casos, em que a lesão atinge apenas uma pequena parte da polpa coronária é possível realizar a pulpotomia, que consiste na remoção parcial do tecido pulpar.

Quando fazer uma Pulpotomia?

A pulpotomia é um tratamento conservador que tem objetivo de preservar a vitalidade pulpar, princi- palmente em dentes com rizogênese incompleta, com ápice aberto, tem sido considerado um tratamento provisório que deveria ser seguido pela pulpectomia. Também tem sido indicada para dentes afetados pela carie.

O que é abertura coronária?

ABERTURA CORONÁRIA É a projeção mecânica da anatomia interna da câmara pulpar sobre a superfície do dente. ... ABERTURA CORONÁRIA O assoalho da câmara pulpar nunca deverá ser deformado, uma vez que auxiliará, em muito, a localização da entrada dos canais radiculares.

O que é Proteção pulpar direta?

13. Proteção do complexo dentino-pulparProteção direta:  Aplicação de um agente protetor diretamente sobre o tecido pulpar exposto.  Manter a vitalidade pulpar;  Promover o restabelecimento da polpa;  Estimular a formação de dentina reparadora.

Quais as apresentações do hidróxido de cálcio e quais os seus usos?

São amplamente utilizados para: proteção pulpar, pulpotomias, cimentação protética, forramento cavitário, apicificação e em casos de reabsorção radicular. As formas de apresentação desses materiais pode ser produtos na forma de pó, ou na forma de pastas, autoativa- das ou fotoativadas.

Porque se adiciona o Hidroxido de cálcio e o sulfato de alumínio no tratamento de água?

O pH do sulfato de alumínio está em torno de 2,0 a 3,5, significando que é ácido, então para facilitar a floculação adiciona-se Hidróxido de Cálcio para aumentar o pH, deixando-o em torno de 6,5 que é considerado ideal para uma boa floculação.