Asma (CID 10 - J45) é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, que pode ser revertida espontaneamente ou com tratamento. Durante a crise de asma, os brônquios se inflamam e reduzem a passagem de ar, causando sintomas como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito.
Fisiopatologia. Com a presença de partículas ou gases nocivos acontece uma inflamação crônica que aumenta a produção de muco, que fica acumulado nos brônquios e o corpo não consegue eliminá-lo. As inflamações são recorrentes.
Como saber se tenho asma (exames e como saber se é grave) O diagnóstico da asma é feito pelo pneumologista ou imunoalergologista através da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa, como tosse intensa, sensação de falta de ar e sensação de aperto no peito, por exemplo.
Xarope de cebola para bronquite asmática Este remédio caseiro é bom porque a cebola é anti-inflamatória, e o limão, açúcar mascavo e o mel contém propriedades expectorantes que ajudam a eliminar as secreções presentes nas vias respiratórias.
A teofilina é uma xantina com ação broncodilatadora, que embora hoje em dia não seja muito usada, também pode ser indicada para o tratamento de manutenção da asma, já que contribui para o relaxamento dos músculos das vias respiratórias.
A confusão aumenta porque, muitas vezes, a asma é chamada de bronquite asmática ou asma brônquica. Contudo, a asma é uma doença crônica que costuma estar associada a um processo alérgico, enquanto a bronquite geralmente é causada por uma infecção viral ou bacteriana ou pelo tabagismo.
A asma é considerada grave quando apesar da utilização de altas doses de duas ou três medicações de controle associadas, ainda existem sintomas, exacerbações e limitações no dia a dia.