ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental. ... A ABNT NBR ISO 14001 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais.
O objetivo geral da ISO 14000 é fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela é consistente com a meta de “Desenvolvimento Sustentável” e é compatível com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais.
A série de normas ISO 14000 correspondem a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) editado pela ISO (International Organization for Standardization). ... A finalidade desta série de normas é equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades sociais e econômicas.
A certificação em ISO 14001 demonstra que a organização está preocupada com a sua lucratividade e com a gestão dos impactos ambientais. ... A norma é um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho da organização. Como não fica apenas no papel, exige o comprometimento de todos.
Por meio da ISO 14000, busca-se garantir e equilíbrio e proteção ambiental, amenizando os efeitos que a poluição possa causar para a sociedade e o meio ambiente onde atuam as empresas que recebem a certificação.
Dicas importantes para a implementação da ISO 14001
Para implementar essa norma no seu negócio sugerimos seguir os seguintes passos:
Para obter a certificação ISO 14001 é necessário entrar em contato com um dos Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental acreditado pelo INMETRO.
Então, para a empresa obter um certificado ISO 14000, ou melhor, certificado ISO 14001, é necessário que atenda as seguintes exigências: 1 – Política ambiental A direção da empresa deve elaborar uma Política Ambiental que represente seus produtos e serviços, que seja divulgada entre os funcionários e a comunidade.
Para obter o certificado, as empresas devem demonstram que praticam ações sustentáveis voltadas à preservação ambiental. Essas práticas sustentáveis vão desde a aquisição consciente da matéria prima até a disposição final ambientalmente correta dos resíduos gerados.
9 – Quanto custa implantar a ISO 14001? O custo de implementação varia bastante, podendo iniciar-se em menos de 10 mil reais para micro empresas, chegando a centenas de milhares de reais para grandes empresas.
Com encargos e benefícios o custo total mensal será de R$ 4.
Como obter a certificação OHSAS 18001 A empresa pode designar um funcionário para se encarregar da implantação e da adequação de procedimentos de segurança e saúde de acordo com o que a certificação OHSAS 18001 requer, ou então contratar consultoria externa para orientar os processos.
A certificação ISO 9001 acontece em 7 passos:
Para receber a certificação é necessário que o sistema de gestão de qualidade da sua empresa seja compatível com a ISO 9001. Caso os requisitos da ISO sejam atendidos, a organização passará por uma auditoria de certificação.
A norma ISO 9001:2008 é um componente estratégico de uma organização que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade e a forma como uma empresa deve ser gerenciada, tendo o objetivo de identificar e atender as necessidades dos clientes.
Auditoria e certificação ISO 9001 No Brasil, o representante do IAF é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Quanto tempo vale a certificação iso 9001? A certificação ISO possui validade de 3 anos. Após esse período a empresa passará por uma nova auditoria de certificação (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e quais foram as melhorias realizadas nesse período.
A ISO 9000 é uma certificação que atesta o padrão de qualidade da sua empresa. A ISO 9000 é composta por um grupo de normas técnicas que estabelecem esse modelo de gestão da qualidade.
Os seis documentos obrigatórios da ISO 9001:2008 (controle de documentos, controle de registros, ação corretiva, ação preventiva, auditoria interna e controle de produto não conforme) não são mais obrigatórios.
A auditoria interna tem de ir a fundo na organização. Analisar as reclamações de clientes e entender como isso está relacionado à falta de qualidade em um processo. Verificar se os colaboradores estão cientes da política da qualidade e como isso afeta (positiva ou negativamente) a rotina de trabalho.
Entre as principais mudanças, pode-se citar uma nova estrutura, uma abordagem mais especifica a questão de uma mentalidade de risco (coisa que ficava implícita na versão 2008 mais não tinha o detalhamento necessário), e também mudança de diversos termos adotados em SGQ para melhorar o entendimento de alguns requisitos.
O certificado NBR ISO 9001 faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade, que padroniza as atividades e os processos, sempre com foco na satisfação dos clientes. Seus benefícios se refletem positivamente na imagem e na reputação da companhia, além de aumentar o diferencial competitivo da empresa.
A certificação ISO 9001 é uma norma internacional que foca na gestão de qualidade da empresa – aqui não importa o setor, o tamanho ou atividade desempenhada. O alvo das ações é totalmente centrado na satisfação do cliente/usuário do produto ou serviço.
Quem pode conceder a certificação das normas ISO? Para obter o certificado ISO, você pode contar com a ajuda de uma empresa de consultoria que vai te auxiliar nas etapas de diagnóstico, planejamento e implementação do sistema de gestão e na adequação dos requisitos legais da norma.
As normas técnicas da série ISO 9000 garantem que a empresa trabalha continuamente pela melhoria contínua do seu processo de oferta de valor aos clientes. A empresa que adere aos requisitos deve coletar, medir e avaliar continuamente a satisfação de seus clientes e executar ações que promovam a melhoria da mesma.
ISO 9000 é um conjunto de normas e padronizações que visam ajudar empresas a implementarem processos de Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade. O foco da ISO 9000 é o processo e não o produto. Seu objetivo é garantir que o processo produtivo esteja sendo seguido à risca, garantindo, assim, a qualidade do produto.
As normas ISO 9001, 9002 e 9003 se aplicam em situações contratuais, que exijam demonstração de que a empresa fornecedora é administrada com qualidade. A aplicação das normas parte dos seguintes princípios: Os produtos e serviços têm suas especificações definidas por: Regulamentos do governo brasileiro.
Entre os principais benefícios da certificação ISO baseada na gestão da qualidade (ISO 9001) é oferecer vantagem competitiva e melhoria contínua, corrigindo erros, reduzindo custos e processos ineficientes. Todos ganham com isso: empresa, funcionários e clientes.