Primeiro Pré-Molar Superior Quando esses dentes apresentam-se com raiz única, normalmente apresentam dois canais: um na vestibular e o outro na lingual, que podem terminar em um único forame ou em dois forames distintos.
FIGURA 3 - Radiografia que mostra dentes com dois canais terminando em dois forames apicais. As formas radiculares são de caraeteristica de bifurcação (sulco/fenda mesial completo com bifurcação apical) e forma extravagante (duas raizes - 1 vestibular e 1 lingual). três canais.
Número 14: ø Molar. Número 15: ò Molar. Número 16: ó Molar ou dente de sabedoria. Número 17: ó Molar ou dente de sabedoria (inferior esquerdo)২৩ এপ্রিল, ২০১৯
Incisivos— dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos. Caninos— dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.. Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.
Os primeiros dentes permanentes a entrar em erupção na gengiva são os quatro primeiros molares, ou “de 6 anos”, chamados porque geralmente surgem quando a criança tem cerca de 6 anos de idade . Os primeiros dentes de leite a cair são os incisivos centrais inferiores.
A dentição infantil é comumente chamada de dentes de leite. Essa denominação surgiu por conta da cor dessas estruturas apresentarem uma cor mais branca, como a do leite. Esses dentes são menores, se comparados aos permanentes, e possuem raízes mais longas. Nessa dentição ainda não há os pré-molares e sisos.
O dente é preso no osso por uma raiz, assim como as árvores se prendem à terra. Então, ao mesmo tempo que o dente permanente empurra o dente de leite, a raiz do dente de leite começa a se desfazer. Aí o dente de leite fica mole, cai e deixa espaço para o dente permanente apontar e terminar de crescer!”
Esses eventos começam a ocorrer entre os cinco e sete anos de idade e podem variar de criança para criança. Os dentes de leite, ou decíduos, como são chamados, são no total 20, sendo dez superiores e dez inferiores, enquanto os dentes permanentes são em número de 32.
As crianças geralmente perdem o seu primeiro dente por volta da idade de 6 ou 7, e eles perdem o último dente, que é o segundo molar, com a idade de 12 ou 13 anos. Um dente pode levar alguns dias, ou mesmo até alguns meses, para cair depois de você ou seu filho terem percebido que ele está mole.
Normalmente, após a queda o dente de leite, o dente permanente demora cerca de 1 mês para nascer. No entanto, se o dente de leite cair e o dente permanente não surgir mesmo após 1 ano pode ser necessário colocar uma contenção para manter o espaço necessário para o crescimento dos dentes permanentes.
Isso pode ocorrer depois de um trauma por exemplo. O dente permanente normalmente nasce numa posição bem longe da correta. A extração do dente de leite será necessária, assim como o aparelho ortodôntico para colocar o dente no lugar, já que nesses casos o dente não vai para a posição correta sozinho.
Realidades como falta de espaço e mau posicionamento interferem em como eles nascem e se desenvolvem, além de perdas precoces de dentes de leite por cárie ou traumatismos.
Anquilose dental é a fusão das raízes do dente de leite com o osso em que ele está inserido. Por isso o dente não amolece e é comum observar que ele está mais baixo que os dentes próximos. Isso acontece porque a anquilose segura o dente naquela posição, impedindo sua erupção.
Pode-se suspeitar da anodontia, quando existem outros casos na família e quando o dente de leite já caiu há mais de 2 anos e o definitivo ainda não nasceu. No entanto, em alguns casos, o dente pode estar localizado em outra região da boca e somente um raio-x panorâmico da boca poderá indicar o seu local.
Os sintomas geralmente aparecem cerca de três a cinco dias antes do dente nascer (mas há casos em que duram semanas), e desaparecem assim que os dentes rompem a pele. Mas há alguns bebês sortudos que não sofrem absolutamente nada com o nascimento dos primeiros dentinhos.