EQST

Qual O Objetivo Do Projeto Terapeutico Singular?

Qual o objetivo do projeto terapeutico singular?

O PTS envolve um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, direcionadas a um indivíduo, família ou coletividade. Tem como objetivo traçar uma estratégia de intervenção para o usuário, contando com os recursos da equipe, do território, da família e do próprio sujeito 5.

Como fazer um projeto terapêutico singular?

6) Descreva os objetivos da equipe ao propor o Projeto Terapêutico Singular. Proponha um plano de intervenção com cronograma de ações para o caso identificando quem é o profissional de referência para o sujeito. 7) Descreva as pactuações a serem feitas entre a equipe, o sujeito e sua família.

Quais as etapas do PTS?

Para realizar a análise dos PTS optou-se por utilizar como referência conceitual as etapas (momentos) preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) para elaboração de um PTS: Etapa 1 - Diagnóstico e análise; Etapa 2 - Definição de ações e metas; Etapa 3 - Divisão de responsabilidades e Etapa 4 - Reavaliação.

Como criar um pts?

Fazer PTS deve ser um processo de construção coletiva envolvendo, necessariamente, o profissional/equipe de saúde e o(s) usuário(s) em torno de uma situação de interesse comum. Deve haver uma formação de compromisso, como modo de responsabilidade, entre os sujeitos no PTS.

Quando surgiu o projeto terapeutico singular?

A criação do Projeto Terapêutico Singular (PTS) surgiu para dar conta de desafios impostos pela Reforma Psiquiátrica e pelo SUS no que se refere à superação do modelo manicomial e a reestruturação da assistência à Saúde Mental a partir da organização dos serviços substitutivos, entre eles os Centros de Atenção ...

Como fazer um Matriciamento?

Alguns instrumentos do processo de matriciamento

  1. Projeto Terapêutico Singular. ...
  2. Interconsulta. ...
  3. Consulta Conjunta. ...
  4. Visita Domiciliar Conjunta. ...
  5. Genograma e Ecomapa. ...
  6. Estigma e preconceitos. ...
  7. Dificuldade de adesão ao tratamento. ...
  8. A comunicação entre profissional e usuário.

O que é Matriciamento na atenção básica?

Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

O que é o Matriciamento?

Segundo o Ministério da Saúde5, o matriciamento consiste em um arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico-pedagógico em áreas específicas às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população.

Qual a importância do Matriciamento em saúde mental?

A iniciativa do apoio matricial em saúde mental é uma maneira de atrair os usuários dos serviços de saúde para um melhor envolvimento com a equipe, a fim de estabelecer o fortalecimento de vínculos.

O QUE É Apoio Matricial em saúde?

O apoio matricial pretende oferecer tanto retaguarda assistencial quanto suporte técnico-pedagógico às equipes de referência. Depende da construção compartilhada de diretrizes clínicas e sanitárias entre os componentes de uma equipe de referência e os especialistas que oferecem apoio matricial.

Quando solicitar o apoio matricial?

O que se pretende, quando a equipe ou profissional de apoio matricial (do NASF) se encontra com a equipe de referência, é que o apoio matricial auxilie a equipe de referência na formulação/reformulação e execução de um projeto terapêutico singular para um sujeito individual ou coletivo, que necessita de uma intervenção ...

O que são equipes de apoio na APS?

Complementação: Conforme a Política Nacional da Atenção Básica - PNAB (2), os Núcleos de Apoio à Saúde da Família são equipes multiprofissionais, compostas por profissionais de diferentes profissões ou especialidades, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das equipes de Saúde da Família e das ...

Que tipo de atividades o NASF desenvolve?

08 - QUE TIPO DE ATIVIDADES O NASF DESENVOLVE? O NASF trabalha na lógica do apoio matricial. Isso significa, em síntese, uma estratégia de organização da clínica e do cuidado em saúde a partir da integração e cooperação entre as equipes responsáveis pelo cuidado de determinado território.

Quais são as ações do NASF?

As áreas estratégicas para a realização das atividades do NASF são as seguintes: atividades físicas/práticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança/do adolescentes e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.

Qual a diferença do NASF para o ESF?

Os profissionais do NASF, tendo a Equipe de Saúde da Família (ESF) como referência das famílias cadastradas, devem conhecer o território e integrar as atividades das Unidades Básicas de Saúde (UBS), participando do planejamento e organização dos serviços, além de promover a articulação com a comunidade, a Rede de ...