Geograficamente, o Meridiano de Greenwich, a Linha do Equador de pé, divide o mundo em Oriente (também chamado de Leste) e Ocidente (tcd Oeste). Mas quando falamos Oriente, assim, com mais pompa, ecos, negritos e itálicos, não estamos nos referindo apenas à divisão geográfica, mas também a religião, valores e cultura.
Meridiano de Greenwich
de Greenwich
Meridiano de Greenwich
LINHA DO EQUADOR
O Meridiano de Greenwich ou Meridiano Principal é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Foi estabelecido por Sir George Biddell Airy em 1851.
A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos. Os paralelos sempre na horizontal e os meridianos sempre na vertical.
Trópicos, meridianos e círculos, entenda as linhas que cortam a Terra
As 6 linhas imaginarias que cruzam o planeta são o Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Círculo Polar Ártico, Círculo Polar Antártico, e o Meridiano de Greenwich. A Linha do Equador é a que divide nosso planeta exatamente ao meio, servindo como ponto de referência para a geografia e outras linhas imaginárias.
Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. ... Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador.
O principal paralelo é o Equador ( 0° ), o qual divide a terra em dois hemisfério: o hemisfério sul (HS) e o hemisfério norte (HN). Além do Equador existem outros paralelos com nomes especiais, os quais são: o círculo polar ártico (HN) e o antártico (HS), trópico de câncer (HN) e o trópico de capricórnio (HS).
Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:
São cinco os principais paralelos que determinam as zonas climáticas da Terra. Do norte para o sul - Círculo polar ártico, trópico de câncer, linha do equador, trópico de capricórnio e círculo polar antártico.
meridiano de Greenwich
A diferença entre os paralelos e os meridianos está em sua orientação: os meridianos vão do Norte ao Sul, verticalmente, enquanto os paralelos vão de Leste a Oeste, horizontalmente. Todos dão a volta no planeta terra. Os meridianos e paralelos são linhas imaginárias, criadas para otimizar a localização cartográfica.
Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. ... Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador.
São chamados de linhas imaginarias porque não existem, de fato. Foram criados para facilitar o estudo e a integração mundial. Essas linhas são distribuídas a partir do meridiano de Greenwich e da linha do Equador, que são o marco zero. Cada grau equivale à um meridiano e cada hora equivale à 15 graus ou 15 meridianos.
Os trópicos da Terra são paralelos, ou seja, linhas traçadas cartograficamente no sentido leste-oeste, paralelas à Linha do Equador.
O Meridiano de Greenwich, desde o ano de 1884, é considerado o marco zero e referência na medição das longitudes e dos fusos horários. ... O nome do Meridiano Principal deve-se à existência do Observatório Real de Greenwich, localizado na cidade de Londres, Inglaterra, e sobre o qual essa linha longitudinal atravessa.
Resposta. Porque se encontram no centro superficial do globo terrestre,isto é,são pontos que separam os hemisférios Norte/Sul(Equador) e Ocidente/Oriente(Greenwich).