Objetivo : Esta Norma estabelece os símbolos gráficos referentes às instalações elétricas prediais.
O que são condutores fase, neutro e terra? 🔴 O condutor fase, geralmente da cor vermelha ou preta, é aquele que possui tensão (127V ou 220V) ou DDP (diferença de potencial). É o famoso fio que pode dar choque. 🔴 O condutor neutro, que possui cor azul, é aquele que não possui tensão, é nula.
Em caso de identificação por cor para o cabo neutro deve ser usada a cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis, na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar (NBR 5410:2004 item 6.
Condutor Neutro: é o condutor que está em um potencial próximo a zero volt e, por isso, serve como referência de tensão para os outros condutores da instalação. A cor azul claro é a utilizada para a identificação desse condutor.
Se ao mudar um dos fios, a lâmpada passou de luminosidade fraca para forte, significa que o fio que estava encostada era um neutro e o fio que esta encostada agora é uma fase. Quando ela estiver mais forte significa que os fios que esta encostada são duas fases e quando estiver mais fraca é uma fase e um neutro.
Chave Teste
Ao olhar para o multímetro quando as ponteiras não estiverem se tocando, você notará que a leitura indica infinito ou OL. Encoste as pontas uma na outra e a leitura mudará para zero. Se o equipamento possuir um sinal sonoro de alerta, ele será ativado quando as ponteiras estiverem se tocando.
Para fazer o teste de continuidade em um condutor elétrico ou resistor, devemos encostar uma ponta de prova em uma extremidade do resistor e a outra ponta de prova na outra extremidade. Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho.
O teste de continuidade elétrica tem como objetivo analisar, verificar e encontrar valores de medição normalizados e apontar problemas como casos de conexões fora dos padrões, indicando a correção necessária para que o sistema opere de forma eficiente, segura e de acordo com as normas técnicas.
Para que o teste de continuidade SPDA seja favorável, o sistema SPDA deve ter ligação com a malha de aterramento e as conexões devem apresentar medição abaixo de 1,0 ohm, para atendimento da norma NBR 5419, que regulamenta a proteção de estruturas contra descargas atmosféricas.
Critérios do teste de continuidade SPDA conforme NBR 5419 A medição pode ser feita diretamente com o uso de um mili ou microohmímetro, um aparelho capaz de fornecer corrente da ordem de 10 A, sendo admissível o valor mínimo de 1 A. Importante: não é admissível a utilização de multímetro!
Cobrar R$ 400,00 ou R$ 500,00 não cobrem os custos para tal serviço. Laudo de SPDA é um serviço de engenharia elétrica baseado em normas técnicas, leis e inspeções nos sistemas de captação, descida, aterramento, DPS e balizamento. devendo ser calibrados regularmente.
O laudo de SPDA é composto pelas inspeções e medições realizadas no Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas e no aterramento da edificação e tem como finalidade verificar a conformidade do sistema com a norma ABNT NBR 5419 (Proteção Contra Descargas Atmosféricas), verificando a qualidade da manutenção ...
O laudo é obrigatório a toda empresa, indústria ou edificação que possua um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas. Mas quem precisa instalar um SPDA? Toda edificação precisa de algum tipo de sistema de proteção contra descargas atmosféricas. No entanto, o tipo de proteção pode variar para cada construção.