Fuso muscular é um receptor sensorial [[propriocepção|proprioceptivo] fuso composto por fibras feixes musculares. Sua principal função é sinalizar mudanças de comprimento do músculo o qual se encontra.
São receptores sensoriais: os fusos neuromusculares e os órgãos tendinosos de Golgi. ... A diferença principal entre a excitação do fuso neuromuscular e o órgão tendinoso de Golgi é que o fuso detecta o comprimento muscular e suas alterações, enquanto o órgão tendinoso detecta a tensão mecânica sobre os tendões.
Adaptação Lenta: são aqueles cujo potencial receptor decresce pouco após atingir a amplitude proporcional ao estímulo, logo se estabilizando, e só cessando no momento em que o estímulo é interrompido.
* ADAPTAÇÃO DOS RECEPTORES SENSORIAIS Todos os receptores sensoriais se adaptam parcial ou totalmente ao estímulo após algum tempo Com estímulo sensorial contínuo, há uma frequência inicial muito elevada de emissão de estímulos, até que essa frequência vai se tornando cada vez menor; por fim muitos deles não respondem ...
Num sistema sensorial, um receptor sensorial é a estrutura que reconhece um estímulo no ambiente interno ou externo de um organismo. Os receptores sensoriais localizam-se nos órgãos dos sentidos e são terminais nervosos com a capacidade de receber um determinado estímulo e transformá-lo em impulso nervoso.
As sensações proprioceptivas podem ser divididas em dois subtipos: sensação de posição estática, que significa a percepção consciente da orientação das diferentes partes do corpo relacionadas entre si, e sensação de velocidade de movimento, também chamada de cinestesia ou propriocepção dinâmica.
A propriocepção do joelho, do quadril e do tornozelo foi avaliada por meio do teste de reprodução do ângulo articular (KASTEN et al., 2009). Para avaliação no tornozelo, o sujeito foi posicionado sentado em uma maca que permitia que os pés ficassem suspensos. Seus olhos foram vendados.