90 anos (2 de março de 1931)
Certo dia, Sonia fez um convite-desafio para Ruth: em tom de brincadeira, trancou a amiga numa sala, dizendo que só saísse de lá com uma história pronta. Assim nasceu Romeu e Julieta, a primeira de uma série de narrativas originais e divertidas, todas publicadas na Recreio, que mais tarde Ruth veio a dirigir.
Representante de uma geração que inovou a literatura infantil, Ruth Rocha bebeu nas tradições de Monteiro Lobato e faz da modernidade do mestre influência cabal para seus textos. A seguir, a escritora infantil mais vendida no país fala de sua obra, de sua vida e, claro, de suas crianças queridas.
Resposta: Baseando sua literatura em Monteiro Lobato por conta das críticas políticas e sociais, Ruth escreve seus livros de forma informal e engraçada, trazendo sensação de conforto para às crianças, pois a mesma diz que a infância às vezes não é as mil maravilhas.
Em 1967 passou a escrever sobre educação para a revista Cláudia que é voltada para o público feminino. Recebeu o convite para trabalhar para a revista Recreio, onde publicou uma série de histórias infantis. Em 1973 passou a coordenar o departamento de publicações infantojuvenil da Editora Abril.
São Paulo, São Paulo, Brasil
Palavras Muitas Palavras
Em 1967, começou a escrever artigos na revista Claudia, com matérias sobre o tema da educação, e em 1976 publicou o seu primeiro livro: Palavras Muitas Palavras. Sua obra mais conhecida é Marcelo, Marmelo, Martelo, que já vendeu mais de um milhão de livros.
"Sorôco, sua mãe e sua filha" "A Menina de Lá" "Os Irmãos Dagobé" "A Terceira Margem do Rio"
Ruth Rocha tem mais de 50 anos de envolvimento literário, e publicou mais de duzentos títulos, suas obras já foram traduzidas para vinte e cinco idiomas. Além de suas atividades como escritora, dedica-se também à tradução de diversos livros infanto-juvenis, e auxilia na elaboração de livros didáticos.