O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos.
Moderno é um "particular" e a Modernidade é um "universal. Ou seja, Moderno é a classificação de algo que se encaixaria em um ou alguns dos critérios da Modernidade, sendo um exemplo de um "modo" de ser das coisas. A República, por exemplo, é moderna, mas não é a "modernidade".
Características básicas: -É o paradigma na atualidade;dominante -Construído com base nas ciências naturais; -Apresenta apenas uma forma de conhecimento verdadeiro, racionalidade experimental, quantitativa e neutra; -Reduz o todo em p a r t e s - é reducionista; -É cartesiano (x,y) - separa o , ou seja, o empírico dos ...
Resposta. Paradigma é uma matriz disciplinar que sustenta uma concepção de mundo numa tal época. Um paradigma possui um modelo de racionalidade no qual se incluem todas as esferas, ou seja, teológicas, filosóficas, científicas, ou de senso comum.
Doutro lado, o pós-moderno elege o além-fronteiras, a mundialização, a globalização, nas só nas técnicas, como nas artes, além de aceitar a existências de ciências sociais, estas com um padrão ou paradigma hermenêutico diferenciado daquele que caracteriza as ciências naturais e físicas.
A modernidade começa a ser reconhecida pela corte provocado pela discurso racional e científico; esse processo tem início como a passagem ao heliocentrismo. Afirmação III, verdadeira. A outra revolução que entroniza a ciência como paradigma da modernização é a revolução galileana.
O paradigma da ciência moderna se estabeleceu como hegemônico no processo de explicação dos problemas da sociedade e principal via de produção de conhecimento científico no século XVIII.
Este fenômeno, chamado de transição paradigmática, configura -se na emergência de novos paradigmas em resposta aos conceitos e modelos científicos superados desde a revolução científica, incitada pela física, no século XX.
Descartes propôs uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse totalmente fundamentada na verdade. Sua preocupação era com a clareza. Sugeriu uma nova visão da natureza, que anulava o significado moral e religioso da época. Acreditava que a ciência deveria ser prática e não especulativa.
Os principais temas abordados pela filosofia são a existência humana, fenômenos natural, a mente humana, a verdade e os valores morais. A filosofia busca, por meio de uma análise complexa da racionalidade, entender a existência humana.
É um filosofar natural e pouco aprofundado. ... Embora inevitável, só ocorre quando algo faz interromper o curso da vida quotidiana (situações-limite), obrigando ao exercício da reflexão.
A Filosofia é importante para a nossa vida, porque nos ajuda a desvendar os mistérios que nos cercam. Através da Filosofia, conseguimos construir conhecimentos e nos tornarmos pessoas mais críticas em relação ao que acontece em nosso dia-a-dia.