O número representado pelo material Dourado, por uma placa e sete cubinhos é o resultado de qual operação a) 105-26=
Material Dourado é um dos materiais idealizados pela médica e educadora Maria Montessori. Ele tem como foco o trabalho com a matemática. Apesar de ter sido elaborado para o trabalho com aritmética, seguiu os mesmos princípios montessorianos sobre a educação sensorial.
Toda vez que uma criança juntar 10 cubinhos, ela deve trocar os 10 cubinhos por uma barra. E aí ela tem direito de jogar novamente. Da mesma maneira, quando tiver 10 barrinhas, pode trocar as 10 barrinhas por uma placa e então jogar novamente. O jogo termina, por exemplo, quando algum aluno consegue formar duas placas.
O jogo funciona assim: o jogador lança dois dados juntos e, então, soma os números obtidos. Depois, recebe essa quantidade de cubinhos (cada cubinho vale uma unidade). Ao ter 10 cubinhos, pode trocar por uma barra. Ao unir 10 barras, deve também trocar, só que desta vez por uma placa (uma centena).
As regras desse jogo são as seguintes: cada 3 moedas brancas devem ser trocadas por uma azul; cada 3 moedas azuis devem ser trocadas por uma vermelha e cada três vermelhas são trocadas por uma verde. Aquele que primeiro conseguir a moeda verde é o vencedor.
O jogo do nunca dez tem o objetivo de fazer de forma lúdica e prática que a criança entenda o sistema de numeração. é importantíssimo o papel do professor para mostrar que dez é dezena, que cada conjunto tem sua casinha (unidade, dezena e centena).
Ao dividir em um ábaco, você coloca o divisor nas colunas mais à esquerda. Deixe algumas colunas em branco à direita e coloque o dividendo nas colunas ao lado dessas. As colunas restantes à direita serão usadas para fazer a conta que levará à resposta. Deixe-as em branco por ora.