O texto informativo é um texto em que o escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. Trata-se de uma produção textual objetiva, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta. Tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações.
São 3 tipos de gêneros chamados de Informativo, Opinativo e Interpretativo. Porém não é escolher qualquer um, é compreenderem quais momentos e como escrever cada um deles, pois possuem características diferenciadas.
O texto informativo tem a evidente intenção de informar. Exemplos desse tipo de texto são os textos jornalísticos, os panfletos, as bulas de remédio, os manuais de instrução etc.
No âmbito estrutural, muitos textos informativos são compostos por uma breve introdução, desenvolvimento e conclusão. A linguagem utilizada em um texto informativo deve ser clara, direta e objetiva, e devem ser mencionados conceitos concretos e reais, juntamente com a referência de fontes e exemplos.
Significado de Informativo adjetivo Destinado a informar ou noticiar.
FRASES PARA INICIAR AS CONSIDERAÇÕES FINAIS
Responda a essas quatro perguntas no seu parágrafo final e você estará fazendo uma excelente conclusão por solução:
A estrutura de tese e/ou dissertação, de acordo com a ABNT/NBR-14724, compreende três elementos: pré-textuais, textuais e pós-textuais. Primeiro, vamos entender como a dissertação funciona. Ela é dividida em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
O resumo deve começar com uma frase que contenha o essencial do documento original, evitando repetir as palavras do título. Deve incluir unicamente os pontos significativos, ser claro e conciso, evitando comentários periféricos e generalidades.