Assim, recém-nascido pré-termo extremo, em mínimo manuseio, precisa ter cuidados, e o Método Canguru faz parte do cuidado. Se ele estiver estável, se sua mãe estiver disponível e se sentir segura para isso, ele pode sim ir para a posição canguru.
Como Escolher o Melhor Sling ou Canguru
Canguru Ergobaby Omni 360 All in one Esse canguru é excelente para aqueles pais que desejam carregar os seus filhos por um bom tempo. É indicado a partir do primeiro mês de vida, até os 36 meses ou 20 kg. É ergonômico e ajustável conforme a idade.
Já para o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP), o sling é bem melhor por deixar a criança acomodada de forma correta. "No canguru, as pernas da criança ficam soltas, o que pode gerar lesões no eixo do quadril, uma vez que a cabeça do fêmur não fica bem encaixada", explica.
O melhor tipo de sling para um bebê entre 0 e 4 meses é o wrap sling
Os cangurus, por sua vez, são mais fáceis de usar quando a criança está mais pesada. Isso devido a sua estrutura que se assemelha a uma mochila. Alguns modelos podem ser usados por bebês pequenos. Outros por crianças com mais de seis meses.
O peso do bebê deve ficar bem distribuído, o apoio deve ir de joelho a joelho, como mostrado no desenho, para que não fique concentrado somente na região genital e bumbum, gerando uma sobrecarga na articulação do quadril e podendo ocasionar problemas ortopédicos para a criança no futuro.
Não passar a ferro. Não lavar a seco. Quando necessário, lavar a máquina, em água fria, ciclo delicado, com detergente suave. Recomenda-se lavar separadamente.
Use sempre água fria e sabão neutro. Não usar alvejante. Use um saquinho de lavagem, ou coloque a Chicachila ou sling dentro de uma fronha de travesseiro, para evitar que se embolem durante a agitação da máquina.
Pode ser usado por bebês de 3,5 a 9 kilos, em duas posições: de frente e de costas para a mamãe. A Melanie prefere de frente para o movimento, pra que ela possa ver tudo enquanto passeamos. Ele tem muitas regulagens, sendo assim, acompanha bem o desenvolvimento do bebê. O tecido interno é antitranspirnte e super macio.
Segure o bebê apoiado em um dos ombros, com o braço por baixo do bumbum. Com a outra mão, pegue o tecido sobrando (onde ele irá sentado) e passe por trás das perninhas dele. Coloque o bebê sentadinho no tecido do sling, puxando o pano para envolver o corpo da criança por inteiro.
Escolha um tecido confortável e que estique ligeiramente. Por exemplo, use musselina ou algodão com 5% de elastano. Esses materiais são confortáveis e se ajustam ao contorno do corpo da criança. Para fazer o canguru, serão precisos 5 m de tecido com 1,05 m de largura.
O peso do bebê deve ficar bem distribuído, o apoio deve ir de joelho a joelho, como mostrado no desenho, para que não fique concentrado somente na região genital e bumbum, gerando uma sobrecarga na articulação do quadril e podendo ocasionar problemas ortopédicos para a criança no futuro.
Como é feito. No método canguru o bebê é colocado na posição vertical em contato pele a pele apenas com a fralda no peito dos pais, e isto ocorre de forma gradativa, ou seja, inicialmente o bebê é tocado, para depois ser colocado na posição canguru.
O ortopedista pediátrico recomenda o uso do wrap sling (o tecido de pano) para menores de 4 meses. "Ele permite ajuste fino e boa sustentação, com peso central do bebê no peito do cuidador, apoiado nos ombros, joelhos flexionados, apoio para a cabeça com o rosto descoberto na altura do pescoço do cuidador".
Segundo a pediatra, o récem-nascido pode ficar apoiado no sling da mesma maneira como os pais o seguram no colo, de lado, ainda mais no momento da amamentação. “Mas a posição ideal para os pequenos é ficar de frente para o cuidador, com o contato entre a barriga do bebê e a barriga da mãe ou do pai.
Wrap algodão tecido newborn Fotografia - Arte Brasil - Newborn.