Para Durkheim, a educação pode ser compreendida como o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não alcançaram o estatuto de maturidade para a vida social. Partindo desta orientação, elabora sua teoria da educação, propondo uma socialização metódica das gerações novas.
Para Durkheim (1955) a educação é um trabalho que requer esforço, e, sobretudo a autoridade moral do educador. Assim diz: “Porque, pela autoridade do professor é que o dever é o dever. Tem-se muitas vezes oposto a ideia de liberdade e autoridade, como se estes se contradissessem e, reciprocamente, se limitassem.
Este conceito de autoridade é essencial na concepção pedagógica e educacional de Durkheim. Assim definida, a autoridade implica o respeito pela dignidade e pela individualidade dos alunos. E implica também, e de forma decisiva, uma aceitação consciente de valores morais.
Para Émile Durkheim, as instituições sociais são uma forma de garantir a ordem da sociedade, sendo elos que unem os cidadãos em torno de uma formação social. ... Socialização primária: é provida pelas primeiras instituições com as quais o indivíduo tem contato. A principal delas é a família.
Fato social é um conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir dos indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral. Segundo Émile Durkheim, pensador francês considerado clássico da sociologia, os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem sobre elas.
A teoria durkheimiana estuda a função da instituição social, sua constituição e seu enfraquecimento, que o sociólogo chamará de "anomia". A instituição social seria o conjunto de regras e artifícios uniformizados socialmente para conservar a organização do grupo e, por isso, são tradicionalistas por essência.
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Esse processo de aprendizagem é chamado de socialização. ... A socialização, enquanto aprendizagem de uma cultura, acontece no convívio diário da criança, que nasce já inserida em uma comunidade que possui formas definidas de compreender sua realidade e de interagir com os demais membros de sua sociedade.
O fato social é o instrumento social e cultural que determina a maneira de agir, pensar e sentir na vida de um indivíduo. ... Exemplos de fatos sociais são as normas de convivência, valores e convenções que existem independente da vontade e da existência do indivíduo, como explica Durkheim.
Assim, chamamos de socialização o processo de aprendizado pelo qual os indivíduos passam ao longo da vida para aprender a viver em sociedade. Nesse processo a coletividade é fundamental. ... a) A coletividade pouco contribui para a formação do indivíduo pois as principais características de cada um são inatas.
Resposta. Resposta: O processo de socialização acontece diariamente pois a cultura assim como os acontecimentos presentes nela ocorrem de forma dinâmica não estática.
A socialização é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, pois desde a infância é a partir do contato com o seu meio social que o indivíduo poderá desenvolver suas habilidades e obter conceitos de regras e ética.
a família tem grande parcela de importância no processo de socialização do indivíduo. Ela é o primeiro contato ao qual o sujeito se envolverá e seu papel(em tese) é disciplinar o indivíduo de uma forma ética e moral mediante ao âmbito social em que ele se encontra. espero ter ajudado.
A família é uma instituição social basilar, podendo sua estrutura ser constituída de diferentes formas nas sociedades humanas. Sua organização depende das questões culturais e sociais de uma determinada sociedade.
A família é a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida, portanto, base para a formação qualquer indivíduo. Uma família cercada de amor, paciência, respeito e cumplicidade educa e forma indivíduos seguros e aptos para o convívio social. ...