Os elementos representativos da Tabela Periódica são aqueles que pertencem às famílias que eram indicadas pela letra A e hoje correspondem aos grupos 1,2 e 13 a 18. Entre as classificações de grupos que ocorrem na Tabela Periódica temos o grupo dos elementos representativos e o grupo dos elementos de transição.
Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.
A Tabela Periódica apresenta sete colunas horizontais, portanto, sete períodos, que indicam a quantidade de níveis que um átomo de um elemento apresenta. Isso quer dizer que, quanto maior o número do período do elemento, maior será a quantidade de níveis que cada um dos átomos do elemento apresenta.
Os representativos variam no número de elétrons da última camada, a de valência. E há os que têm sua variação no número de elétrons da penúltima camada, como os actinídeos e os lantanídeos. Os da penúltima camada são chamados de elementos de transição externa; os da penúltima, elementos de transição interna.
Boro
Os elementos com propriedades químicas semelhantes ao elemento P são os da mesma família, isto é, da família do nitrogênio: nitrogênio, fósforo, arsênio, antimônio e bismuto.
O selênio é elemento que apresenta características muito parecidas com as do enxofre e telúrio, em seus compostos forma selenetos, selenitos e selenatos, e também o gás hidreto de selênio SeH2(veneno), visto que a boa parte dos compostos de selênio apresentam características tóxicas.
O elemento que possui 3 elétrons na camada de valência pertence obrigatoriamente à família IIIA ou ao grupo 13 da tabela periódica.
Logo, compõem a família IIA da Tabela Periódica. O neônio e o argônio apresentam 8 elétrons em sua camada de valência, fazendo parte, por isso, da família VIIIA. A tabela abaixo mostra quantos elétrons existem na camada de valência dos elementos de acordo com a família ou grupo ao qual pertencem.