O inglês pode parecer uma língua muito difícil, mas, assim como o português, basta você compreender suas regras para aprender o idioma. Um exemplo é o simple past, um tempo verbal muito utilizado na língua e que se assemelha ao nosso pretérito perfeito. Em resumo, ele se refere a ações, situações e eventos que acabaram. Sua conjugação é simples e, com as dicas certas, é possível dominá-lo.
Repare que na negativa do simple past nos usamos o verbo na forma infinitiva (sem o "to") pois o verbo auxiliar "did" já indica que a frase está no passado.
Como estamos falando de passado simples, o verbo auxiliar deve ir no passado, mudando de do ou does, para did.
O Simple Past é usado para falar sobre ações que foram finalizadas no passado, assim como situações ou costumes que se repetiam e não acontecem mais.
Uma das formas mais fáceis de compreender o simple past é justamente associá-lo aos pretéritos da língua portuguesa, pois uma vez que temos uma referência é mais fácil de entender como aplicar no dia a dia.
Repare que como já temos o "did" na frase então não precisamos conjugar o verbo principal no passado, como foi mostrado no exemplo acima se usarmos o verbo principal no passado (no caso foi usado o "liked") fica errado, pois o "did" já indica que a frase está no passado.
Algo que torna o uso desse tempo verbal ainda mais fácil é que você não precisa conjugar os verbos de acordo com a pessoa. Uma vez conjugados, os verbos regulares e irregulares podem ser usados com I, you, he, she, it, we, they sem mudanças!
Se você já teve alguma aula sobre o Simple Past, com certeza ouviu sobre a regra do -ed. Ela serve para os verbos regulares, mas antes de entrar nas regrinhas, veja a estrutura da frase no Simple Past:
O simple past ou também chamado de past simple (passado simples em inglês) é um tempo verbal usado para indicar ações passadas que já foram concluídas, ou seja, um fato que começou e terminou no passado.
Na forma negativa do simple past precisamos usar o verbo auxiliar did. O verbo auxiliar "did" não tem sentido semântico, ou seja não é traduzido na frase. O "did" serve apenas para indicar que a frase esta no passado.
Como você pode ver usamos o simple past do verbo "to like" (liked) para todos os sujeitos (I, you, he, she, it, we they). Se quiser saber mais sobre os subject pronouns (pronomes do sujeito) também temos uma aula que ensinamos sobre os subject pronouns.
Na maioria das vezes quando usamos um verbo no simple past ele vem acompanhado de uma expressão temporal como por exemplo yesterday (ontem), last week (semana passada), last night (noite passada), last year (ano passado), one hour ago (uma hora atrás), in 2019 (em 2019) e algumas outras expressões temporais.
No caso do past continuous, esse tempo verbal expressa uma ação contínua no passado. Suas frases são formadas a partir do auxiliar to be, conjugado no past simple (was/were), com o gerúndio terminado em ing do verbo principal.
Talvez essa seja a forma mais comum de usar o tempo passado em inglês. Vejamos como e como deve ser usado no momento de expressar algo que já aconteceu no passado.
Para reforçar o uso do simple past, algumas palavras são utilizadas nas frases, são as chamadas expressões temporais. Os exemplos mais comuns são: yesterday (ontem), before yesterday (anteontem), last night (ontem a noite), last week (semana passada), last month (mês passado), ago (atrás), entre outros. Em português, utilizamos como ontem, anteontem, noite passada, mês passado, e outras variações como jamais, nunca, amanhã, hoje, e outras palavras que expressam tempo.
Diferente do português, onde temos diversas terminações para cada pessoa verbal, o passado simples em inglês é, como o próprio nome diz, bem simples. Existe uma regrinha básica que ajuda você na maioria dos casos, com os chamados verbos regulares. Já com os irregulares, a coisa muda um pouco.
“É assim que formamos o passado em inglês: verbo mais -ed, -ied ou d ao final.” Essa forma verbal é conhecida como Simple Past, ou passado simples, e caracteriza ações realizadas e finalizadas no passado.
Verbos no passado em ingles – Regulares Se você quiser transformar um verbo regular para o pretérito ou para o particípio passado, basta apenas acrescentar -ed ou -d (caso o verbo termine em 'e') ao final da palavra. Não há alteração na palavra entre esses dois tipos de passado.
Pretérito. Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.
O pretérito perfeito do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de coisas no passado. Há mais dois tipos de pretéritos: pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito.
Terminações do pretérito imperfeito do indicativo (verbos regulares)
No modo indicativo, esse tempo verbal é empregado para se referir a um fato inacabado ocorrido no passado. Por isso, ele transmite uma ideia de continuidade.
Como vemos, a principal diferença entre estes dois tempos do modo indicativo é a seguinte: O pretérito perfeito indica uma acção passada, inteiramente concluída. O pretérito imperfeito indica uma acção passada mas que continua. É o que vemos, por exemplo, na frase c..