Banana Nanica: é um nome nacional, mas também é chamada de banana d'água, casca verde e baé no nordeste. No Maranhão, ainda pode ser chamada de inglesa. No sul do país leva no nome de caturra.
No formato: Você sabe diferenciar as bananas prata e nanica? A casca da banana nanica é mais fina e de coloração amarelo-esverdeada. A prata é caracterizada pelo fruto reto, bem amarelo, e a casca “facetada” – aquelas divisões proeminentes, o que não vemos na nanica!
Porque o “nanica” se refere ao tamanho da bananeira, e não ao do fruto. ... Para os padrões das bananeiras, é claro: sua altura não passa de 2 m. Para fins de comparação, a bananeira de onde nasce a banana-da-terra, por exemplo, pode crescer até 5 m, e a variedade Gros Michel, comum na América Central, atinge 8 m.
"Qual a melhor? Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila.
Segundo a nutricionista Renata Guirau, a banana nanica é uma opção nutritiva e saudável para o verão. "Ela é rica em potássio, ajuda a regular a pressão sanguínea e é fundamental para a contração muscular", explica. Além disso, a fruta também é uma ótima fonte de magnésio, importante mineral para a regulação do sono.
Entre as preferidas pelos brasileiros, a prata traz vários benefícios à saúde, como possuir menos calorias que os demais tipos de banana (cada 100 gramas tem 89 Kcal, enquanto as outras bananas possuem entre 98 Kcal e 115 calorias), além de ser rica em potássio, cerca de 358 mg por unidade.
Nutrientes principais Estas mega primas da banana são boas para a saúde. Têm pouca gordura e pouco sódio. Têm um alto teor de hidratos de carbono e são uma excelente fonte de potássio, magnésio, fibra e vitamina C.