A seguir, veja detalhes dos benefícios da couve-flor e como incluí-la com mais frequência na dieta.
Reduz o colesterol e protege o coração A couve-flor também é uma ótima aliada de quem está com o colesterol nas alturas, já que ajuda a reduzir as suas taxas graças às suas propriedades anti-inflamatórias, que por sua vez deixam o músculo cardíaco mais forte.
Couve, brócolis e couve-flor podem estimular gene com função anticancerígena. Couve-flor, brócolis e couve-manteiga são vegetais que fazem parte do grupo das crucíferas. Eles apresentam muitos benefícios para a saúde e são considerados alimentos funcionais. ... Brócolis: é um dos vegetais mais nutritivos.
"A couve flor pode ser consumida cozida, por exemplo, em saladas, tortas, sopas e molhos, além de pratos fritos, assados ou, até mesmo, pizzas.
Você corta o tanto que quiser usar da couve flor, retira eventuais partes escuras, lava em água corrente, escorre, seca e retira os “buquês”. Então é só fatiá-la ou ralá-la fininha ou cortá-la em pedacinhos e o segredo é justamente esse: corte bem fininho para realçar a sua crocância e também suavizar o seu sabor.
Como lavar: Assim como a alface, o brócolis e a couve-flor também devem ser devidamente higienizados antes de consumidos. Para isso, você só precisa deixá-los debaixo da água corrente ou, então, seguir o mesmo esquema de deixá-los de molho com vinagre por cerca de 20 minutos.
A hortaliça in natura pode ser lavada em água corrente e/ou deixada de molho em água com um pouco de vinagre por cerca de 30 minutos. Depois disso, pode ser preparada e consumida da forma que for desejada.
No entanto, como dito no box acima, a folha da couve-flor é rica em cálcio, vitamina C e fósforo. De quebra, é super versátil: você pode usar como acompanhamento para arroz, risotos, massas; e também para enriquecer uma sopa, uma salada ou mesmo para rechear pães e tortas. Folha de couve-flor não é lixo!
No processo de higienização deve-se retirar folha por folha da hortaliça, eliminando as amassadas, murchas ou com ranhuras, lavar folha a folha em água corrente. Use uma bacia com água e o sanitizante, a nutricionista indica o hipoclorito de sódio em uma solução com água.
Higienização com vinagre Essa é sem dúvidas uma das maneiras mais famosas de higienizar alimentos! Para preparar essa solução, basta colocar duas colheres (sopa) de vinagre para cada 1 litro de água filtrada. Depois disso, deixe as verduras e frutas mergulhadas nessa mistura por aproximadamente 30 minutos.
Como limpar corretamente frutas, legumes e verduras contra vírus, bactérias e fungos? O que mais se utiliza é o hipoclorito de sódio (água sanitária) diluído em água. ... A lavagem deve ser feita com água corrente e sabão ou detergente. No caso de folhas, lave-as individualmente.
- Frutas, legumes e verduras podem ficar de molho na solução de água potável e água sanitária por cerca de 15 minutos. No caso das folhosas, este tempo pode ser reduzido para 10 minutos. Após a imersão, enxaguar bem o alimento em água filtrada.
Caso não seja possível, ele ensina como fazer a solução de forma caseira: “basta diluir, em um litro de água filtrada, uma colher de sopa de água sanitária sem cheiro ou cor”. Após deixar as frutas e verduras nesta solução por dez minutos, é necessário lavá-las com água filtrada e só então cortá-las.
Truques para o morango durar mais