Os desinfetantes funcionam através da destruição da parede celular do microorganismo ou por interferência em seu metabolismo. A assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias.
Desinfetantes: Compostos químicos que podem matar ou inibir o crescimento dos microrganismos são usados em superfícies e objetos inanimados. Existem métodos para avaliar a eficácia destes desinfetantes que são o coeficiente fenólico e método da diluição de uso, atualmente é o mais usado.
O desinfetante é um produto capaz de esterilizar superfícies. É eficaz para desinfectar e odorizar ambientes. É capaz de destruir microrganismos presentes em roupas, utensílios e instalações.
Outros produtos químicos comuns usados em estruturas de desinfecção têm sido dióxido de cloro, peróxido de hidrogênio, quaternários de amônio, ozônio, iodo, triclosan e clorexidina.
Métodos de Esterilização Físicos
O processo de esterilização deve ser comprovado por meio de monitoramento físico, químico e biológico. A monitorização mais confiável para esterilização em autoclave é a biológica, pois é feita com microorganismos tecnicamente preparados e indicadores biológicos, para demonstrar a esterilização (3).