As rochas metamórficas são formadas pela transformação de outras rochas em condições específicas de temperatura e pressão. As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. ... Os protólitos podem ser rochas ígneas, rochas sedimentares e até mesmo metamórficas.
Gnaisse é uma rocha de origem metamórfica, resultante da deformação de sedimentos arcósicos ou de granitos. Sua composição é de diversos minerais, mais de 20% de feldspato potássico, plagioclásio, e ainda quartzo e biotita, sendo por isso considerada essencialmente quartzofeldspática.
Pode ser formada pelo metamorfismo do granito, ou de rochas sedimentares quartzo-argilosas. O gnaisse frequentemente exibe bandamento distinto, composto por leitos de coloração clara, contendo quartzo e feldspatos, intercalados com leitos que contém minerais mais escuros, como biotita e anfibólio.
Arenito ou grés é uma rocha sedimentar que resulta da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias. O arenito é composto normalmente por quartzo, mas pode ter quantidades apreciáveis de feldspatos, micas e/ou impurezas. ... Os arenitos argilosos têm um cimento constituído por argilas.
Resposta. Resposta: Explicação: O gnaisse é uma rocha metamórfica - O granito ao sofrer o metamorfismo é transformado na rocha gnaisse.
Gnaisse é uma rocha de grau metamórfico médio a alto, formada quando minerais hidratados se tornam instáveis, como a muscovita e parte da biotita, transformando-se em minerais anidros ou menos anidros.
O basalto é bastante abundante no planeta. Ele se encaixa na categoria de rocha ígnea, constituído através do resfriamento, em sequência a solidificação, do magma. ... Já o basalto é composto basicamente por minerais de silício, alumínio e ferro, na forma de piroxênios, plagioclásios e magnetita.