Industrialmente a importância da micologia está relacionada a produção de alimentos, remédios, laticínios, bebidas alcoólicas. Na medicina veterinária é importante para o estudo das micoses em animais e na medicina humana é importante para o estudo das micoses humanas.
A micologia ou micetologia, é uma ciência, ramo da microbiologia, que estuda os fungos e suas propriedades.
Micologia (também denominada micetologia) é um ramo da biologia dedicado ao estudo dos fungos, que são organismos heterotróficos de variadas dimensões. Possuem tamanhos consideráveis como os cogumelos e também tamanhos microscópicos como as leveduras e bolores.
Os fungos podem apresentar reprodução assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada, geralmente em indivíduos unicelulares, ocorre através de brotamento ou gemulação. ... Dois desses fungos, também haplóides (n), podem fundir suas hifas através do processo de plasmogamia formando uma hifa com células dicarióticas.
Os fungos são classificados em quatro subdivisões:
Além de serem importantes como decompositores, na indústria alimentícia e de bebidas, os fungos também são muito importantes na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming no ano de 1929, que é amplamente empregada nos dias atuais.
Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza. Como já vimos, os decompositores são fundamentais na manutenção do equilíbrio natural dos ecossistemas: eles decompõem os cadáveres e os resíduos de seres vivos (como fezes e urina), absorvendo somente uma parte para a sua nutrição.
A limpeza é vital no controle do mofo. Quando um alimento apresentar contaminação por fungos, precisamos lembrar que os esporos destes fungos podem acumular-se na geladeira, panos de cozinha e outros utensílios de limpeza ou de armazenamento do produto contaminado.
Existem duas condições para que favorecem os fungos ter maior tempo vida reprodutiva e de sobrevivência nas florestas tropicais que é o Calor e a Alto Nível de Umidade.
Assim como as bactérias, os fungos são importantes decompositores. Eles se alimentam de substâncias orgânicas de folhas mortas, de cadáveres e de outros resíduos orgânicos que se encontram no solo e na água. Dessa forma, devolvem os sais minerais e a água ao ambiente, contribuindo para a reciclagem da matéria.
Apesar de serem inúmeras as doenças causadas por fungos, algumas principais são:
Apesar das suspeitas, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), afirma que o modo exato de transmissão do Candida Auris ainda não foi determinado, mas que “evidências iniciais sugerem que o organismo pode se disseminar em ambientes médicos por contato com superfícies ou equipamentos contaminados, ou de ...
Em seu alerta, a Anvisa afirmou que o Candida auris (C. auris) "é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública". A infecção por C. auris é resistente a medicamentos e pode ser fatal.
Também conhecida como candidemia ou sepse por Candida, ela acontece quando o fungo invade a corrente sanguínea. Embora diferentes membros da família possam deflagrar o problema em contextos específicos, a C. auris é a mais agressiva nesse sentido.
Porém, quando ocorre um desequilíbrio na flora vaginal, o microrganismo se multiplica e desencadeia a infecção. Esse desequilíbrio que causa a candidíase pode ocorrer quando há uma baixa imunidade ou quando a resistência vaginal está baixa, facilitando a proliferação do candida albicans.