Na idade média, as atividades físicas também eram voltadas para o campo militar, para a obtenção de resistência para os guerrilheiros. Os exemplos são: Corrida de arco, torneios, disputa de espada e gualdana e quintana. O futebol e o tênis também são desse período.
Entre estes estavam: · Os torneios: que imitavam um combate real, ocorrido entre dois grupos de cavaleiros rivais, no qual eram utilizados terrenos amplos e demarcados com linhas divisórias. ... · A Corrida do Arco: eram corridas a cavalo, em que os cavaleiros deveriam enfiar a lança, ou espada, em um arco suspenso.
A cavalaria medieval era formada por nobres que juravam proteger os interesses da Igreja Católica e do rei. Para se tornar cavaleiro, o nobre dedicava toda a sua vida. A cavalaria medieval se constituiu como principal mecanismo de defesa para a proteção dos interesses da nobreza durante o feudalismo.
A educação física na idade moderna é uma educação física que mistura tanto o aprendizado prático quanto o teórico onde em sala de aula se ensina também sobre a teoria dos esportes e a importância da prática esportiva.
Na Grécia Antiga, a atividade física esteve presente em modalidades como o atletismo, nos diversos jogos olímpicos como salto, corrida, arremesso de disco, lançamento de dardo, na luta, o pentatlo, o pugilismo, o pancrácio, e modalidades equestres.
Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais e da música.
A prática de atividades físicas e esportivas foi, e continua a ser uma das constantes do comportamento humano. A Educação Física desempenhava um papel fundamental no sistema educativo grego, pois fazia parte do ansiado equilíbrio harmônico entre as aptidões físicas e intelectuais. ...
Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto.
As atividades humanas durante o período da pré-história dependia do movimento, do ato físico. O homem dependia de força, velocidade e resistência para sobreviver. A situação de nomadismo fazia com que realizassem grandes caminhadas nas quais eram obrigados a lutar, correr, saltar e nadar.
Em Atenas, embora se valorizasse a atividade física, havia maior preocupação na formação de um homem político. A “Educação Física”, para Platão, deveria ser administrada por professores nomeados e “inclinava-se a desenvolver o conceito de ginástica e, a longo prazo, visavam os exercícios militares”.
Por entender que o conhecimento histórico é imprescindível na formação de professores de Educação Física desenvolvo alguns argumentos que possam não apenas justificar sua presença nos currículos mas, sobretudo, evidenciar que a História contribui para conhecer o presente e a nós mesmos.
Importância: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. ... A Educação Física escolar evidencia a liberdade cognitiva e emocional dos estudantes para a aprendizagem.