A superfície superior do palato duro é o assoalho da cavidade nasal e é forrada por epitélio respiratório ciliado. É formada pela língua e região sub-lingual, cujo assoalho é formado pelo músculo milo-hióideo. A língua será descrita separadamente devido sua complexidade e importante função.
Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. A enzima amilase salivar (ptialina) "quebra" as grandes moléculas de amido (existentes nos carboidratos - pão, macarrão, etc.) em moléculas menores, de maltose. Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago.
O tipos de digestão ocorrem na boca, são dois, conforme abaixo: digestão mecânica: é aquele em que a mastigação é feita (pelos dentes ). digestão química: é aquela em que a saliva digere o amigo com suas enzimas.
Os principais processos são o de mastigação e a ação das enzimas. O sistema digestivo é formado pela boca, esôfago, estômago, intestino e ânus. A digestão começa na boca. Na boca, ocorrem vários processos que auxiliam na digestão, com o auxílio da língua, dos dentes e das glândulas salivares.
Há substâncias que nenhuma enzima humana é capaz de digerir. Uma delas é a celulose, que participa da formação da parede das células vegetais. Como a celulose é uma molécula grande demais para ser absorvida e não é digerida, ela é eliminada com as fezes.
mitocôndrias
DNA nuclear é a estrutura responsável pela hereditariedade. O lisossomo é é capaz de digerir e destruir organelas da própria célula.
Os agentes responsáveis pela herança de informações e características genéticas de um ser vivo para outro são os cromossomos, o DNA e os genes.