Franciscanos
Uma das primeiras ordens a se estabelecer no Brasil no início do séc. XIX foi a Congregação da Missão dos padres vicentinos. Os primeiros membros chegaram em 1819 e se estabeleceram num primeiro momento na diocese de Mariana. Eram dois padres vindos de Portugal, Pe.
Em 1693, a região Amazônica é dividida entre as principais ordens religiosas aqui estabelecidas, ficando assim definidas as áreas de atuação para cada uma delas: os Jesuítas ficaram com o sul e à direita do rio Amazonas, já o norte e a esquerda, ficaram para os demais: Mercedários, Franciscanos de Santo Antônio, ...
Os franciscanos de Santo Antônio receberam as missões do Cabo do Norte, Marajó e Norte do Rio Amazonas; à Companhia de Jesus couberam as dos Rios Tocantins, Xingu, Tapajós e Madeira; os franciscanos ficaram com as da Piedade e do Baixo Amazonas, tendo como centro Gurupá; os mercedários com as do Urubu, Anibá, Uatumã e ...
Em 22 de julho de 1617, quatro franciscanos se estabeleceram na Capitania do Pará, eram os Freis: Antônio da Merciana (superior), Cristovão de São José, Sebastião do Rosário e Filipe de São Boaventura.
As Ordens religiosas na Amazônia portuguesa Os Franciscanos da Província de Santo Antônio foram os primeiros a chegar ao mundo amazônico. Logo em seguida, vieram os missionários da Companhia de Jesus. Com o tempo, chegaram a Ordem dos Carmelitas e dos Mercedários.
A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.
O Papa Francisco, quando anunciou o Ano da Vida Consagrada” (2015), indicou aos religiosos três objetivos para a realização da própria vocação: “olhar o passado com gratidão”, para manter viva a própria identidade, sem fechar os olhos diante das incoerências, resultado das fraquezas humanas; “viver o presente com ...
Pablo Magalhães indica que os jesuítas eram vistos como úteis para estabelecer alianças militares com os povos nativos. Para viabilizar esse empreendimento, os missionários tinham também o poder temporal sobre os aldeamentos de povos nativos.
Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. Essa ordem religiosa foi criada em 1534 pelo padre Inácio de Loyola e foi oficialmente reconhecida pela Igreja a partir do papa Paulo III em 1540.
As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.
O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.
Resposta. Os indígenas nas aldeias aprendiam tudo sobre a floresta e sobre como utiliza-la para a vida. Os colonizadores necessitavam dos índios para encontrar recursos naturais que queriam explorar.
As missões eram aldeamento indígenas organizados pelos jesuítas, ali ocorria o processo de aculturação dos indígenas: - Eram catequizados, combatendo costumes e tradições indígenas que se checavam com o cristianismo, como a antropofagia, a poligamia, a nudez, a crença nos rituais dos pajés etc.
As missões jesuíticas na América, também chamadas de reduções, foram os aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas no Novo Mundo, como parte de sua obra de cunho civilizador e evangelizador.
Não podemos dizer que a catequização foi algo totalmente ruim, ela trouxe benefícios, como o fato deles terem sido escravizados apenas no princípio. Entretanto, causou uma perda de patrimônio cultural, por parte da população indígena. Os costumes foram perdidos! As danças foram esquecidas.
Só no Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui chegaram. Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio.