a) Prontuário da caldeira ou vaso de pressão, fornecido pelo fabricante. b) Registro de Segurança, o famoso “livro preto”, que deverá possuir os dados do equipamento na capa e páginas numeradas.
Para determinar o Grupo Potencial de Risco, devemos fazer a conta entre Pressão x Volume, PxV, onde 'P" é o valor determinado pelo fabricante do vaso, chamado de Pressão Máxima de Trabalho Admissível ou simplesmente PMTA na unidade de Mpa, e seu Volume “V” em m³.
Engenheiros, técnicos e operadores de unidades de processo (vasos de pressão) envolvidos nas atividades de instalação, operação, manutenção e inspeção dos referidos equipamentos visando ao atendimento da Norma Regulamentadora NR-13.
O “profissional habilitado” é aquele que conta com um registro no conselho profissional e é, portanto, autorizado a realizar o teste hidrostático. No laudo, deve constar o número de registro desse profissional.
Já a válvula de segurança é uma de cor vermelha e feita de borracha ou plástico. Se ela salta para fora, garante que a pressão saia, prevenindo problemas na sua panela. Por isso ela deve estar sempre posicionada para baixo.