As bananas crescem na bananeira, planta que muitas pessoas consideram uma árvore, mas que na verdade é uma grande herbácea. As herbáceas não têm tronco de madeira como as árvores, e sim uma haste de consistência mole que parece um tronco. A haste se desenvolve a partir de um rizoma.
Bananeiras são plantas monocotiledôneas herbáceas de crescimento vigoroso. A maioria das cultivares e híbridos de bananeira pertencem à Musa acuminata e Musa balbisiana.
Para que a doença ocorra, o esporo deve ser depositado na face inferior de uma folha suscetível à infecção (folhas de 0 a 3) e, para que ele germine, é preciso que haja água livre na superfície foliar.
CR – Se o produtor, ao amarrar o saco no engaço, utilizar fitas coloridas, poderá ter uma previsão de colheita, que variará de uma para outra região.
Em pomares domésticos, Zílton recomenda uma boa adubação orgânica. “Para o adubo orgânico existe a opção de utilizar o esterco bovino, de cabra, ovelha, carneiro... Qualquer um destes pode usar na faixa de 15 litros por planta, pelo menos três vezes no ano.
O suprimento de S normalmente é feito mediante as adubações nitrogenada, com sulfato de amônio (230 g de S/kg), e fosfatada, com superfosfato simples (110 g de S/kg). O boro (B) e o zinco (Zn) são os micronutrientes com maior freqüência de deficiência nas bananeiras.
Para a melhoria do pegamento dos cocos, recomenda-se realizar adubação orgânica com cerca de 5 a 10 quilos de esterco por planta, complementada por adubação química utilizando-se 3 quilos de uma formulação NPK ( por coqueiro.
O que acontece é que o coqueiro é uma planta bastante exigente em cloro (Cl) como nutriente para seu desenvolvimento e produção. Mas se você fizer questão do sal, aplique uma pequena dose, pois, o sódio (Na) presente, em excesso pode ser tóxico ao coqueiro. ...
Para a melhoria do pegamento dos cocos, recomenda-se realizar adubação orgânica com cerca de 5 a 10 quilos de esterco por planta, complementada por adubação química utilizando-se 3 quilos de uma formulação NPK ( por coqueiro.
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
Saiba como recuperar uma planta seca
Recomenda-se pulverizar a planta com a mistura de um acaricida registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a cultura do coqueiro, óleo de algodão bruto a 1,5% e detergente neutro a 1,0%.
O secamento das extremidades das folhas do coqueiro pode estar relacionado com o solo pouco úmido, desnutrição da planta, fitotoxidez causada por algum elemento químico e, em alguns casos, ataque de pragas e/ou doenças.
Solo: Solo de boa drenagem e com composição arenosa são super indicados para o seu plantio facilitando que a planta absorva os nutrientes do solo e cresça mais saudável. Distância: Cerca de 7,5 m de outra planta para que cresça com qualidade e sem impedimentos, facilitando que as suas raízes se fortaleça, e cresça.
O solo deve ser fértil e, pelo menos uma vez ao ano, você pode utilizar um adubo caseiro para coqueiro anão que ajuda no florescimento da planta. O ideal é que o solo seja rico em potássio, então atente-se a isso ao plantar seu coqueiro anão.
A presença da folha na planta também é importante como suporte para os cachos, devendo serem cortadas somente quando completamente secas. A folha do coqueiro é do tipo penada, sendo constituída pelo pecíolo, que se continua pela ráquis, onde se prendem numerosos folíolos (Figura 1).
A praga pode ser controlada aplicando-se, em intervalos de 20 dias, uma mistura de óleo vegetal bruto a 1,5% com detergente neutro a 1% até o desaparecimento dos danos nos cachos mais novos.