Os aspectos bioéticos, éticos e legais não devem ser negligenciados pelos cirurgiões-dentistas durante o tratamento odontológico, e isto não se restringe apenas ao ato clínico, mas abrange desde a relação profissional/paciente até a documentação odontológica devidamente arquivada.
R$ 6.
A área anatômica e atuação clínico-cirúrgico do cirurgião-dentista é acima do osso hióide, até o limite o ponto násio e anteriormente ao targus, abrangendo estruturas anexas e afins.
4º É assegurado o direito ao exercício da Odontologia, com as restrições legais, ao diplomado nas condições mencionadas no Decreto-Lei nº 7.
Lava-arroz ou escorredor de arroz é um utensílio culinário utilizado para lavar o arroz com o objetivo deste não adentrar a pia e esta entupir. Foi desenvolvido pela cirurgiã dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich no ano de 1959.
Como os médicos não se interessavam por esse ramo, os primeiros “dentistas” foram os barbeiros que realizavam práticas odontológicas sem os devidos conhecimentos. Antes de existirem os dentistas e suas especializações em cada área, o tratamento dental era feito de forma amadora e até com certo requinte de tortura.
Na Idade Média, além das aplicações de pastas de ervas aromáticas, como sálvia, era comum o bochecho com urina para “eliminar” o mau hálito. A primeira fórmula moderna do creme foi inventada por químicos ingleses no século 18. A receita incluía sal, carvão vegetal (!), pó de porcelana (!!) e de tijolo (!!!).
O creme dental foi criado pelo dentista americano Washington Wentworth Sheffield, que em 1850 desenvolveu um pó para limpar os dentes que se tornou muito popular entre seus pacientes. Lucius, filho de Sheffield e também dentista, ajudou-o a modificar a fórmula, criando assim o Creme Dentifrício Dr.
Os dentistas utilizam um anestésico local para amortecer a área da boca onde a extração ocorrerá. Na extração simples, uma vez que a área é anestesiada, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps dentário.