O "empacotamento" do DNA também pode ser chamado de condensação do DNA nos chamados cromossomos. Serve principalmente para "manejar" o DNA com mais facilidade, além de manter ele "menor" . ... E esse processo se dá pelas proteínas histonas, onde o fio de DNA se "enrola".
De acordo com a biologia, histonas são as principais proteínas presentes no nucleossomo. ... A estrutura básica da cromatina é formada por 200 pares de bases de DNA ligados a um octâmero de histonas, duas moléculas de cada histona e uma molécula de histona H1.
Proteínas histonas - Proteínas responsáveis pelo processo de compactação e descompactação do DNA. Importantes na regulação dos genes, tornando os genes mais ou menos acessíveis à ação da RNA-polimerase. Proteínas não-histônicas - Proporcionam condições para que haja associações entre as histonas e a cromatina.
Existem cinco tipos de HISTONAS que são chamadas de H1, H2A, H2B, H3 e H4. Elas variam em massa de cerca de 11kd a 21kd. Uma característica marcante das histonas é seu alto conteúdo de cadeias laterais de carga positiva: cerca de um em cada quatro aminoácidos é lisina ou arginina.
*Proteínas Não-histonas - proteínas que participam da estrutura dos cromossomos; dos processos de replicação e reparo do DNA; da ativação e repressão da atividade gênica.
A condensação dos cromossomas é um passo indispensável à sua individualização pré-metafásica, para assegurar uma repartição correcta do material genético pelas células-filhas após a divisão celular; mas pode também assegurar uma maior resistência mecânica ao material genético, importante talvez para evitar que haja ...
Olá! As proteínas mencionadas na questão são as histonas. Estas proteínas possuem papéis muito importantes no que tange a condensação do DNA. São responsáveis pelo enovelamento e helicoidização, processo fundamental para a divisão celular, especificamente a transformação da cromatina em cromossomo.
Enquanto a eucromatina permite que o DNA seja replicado e transcrito, a heterocromatina está em uma estrutura condensada que não permite que DNA e RNA polimerases acessem o DNA, impedindo a replicação e transcrição do DNA.
Os filamentos de cromatina apresentam regiões mais claras, onde a cromatina está menos condensada (enrolada sobre as histonas), que chamamos de eucromatina. Já as regiões onde há uma coloração mais forte, há maior condensação da cromatina, por isso chamamos de heterocromatina.
A cromatina pode se apresentar sob a forma de eucromatina ou heterocromatina: Eucromatina: Consiste em DNA ativo que pode realizar a transcrição. Heterocromatina: Consiste em DNA bastante condensado, inativo que não pode transcrever os genes.
Os poros nucleares possibilitam a divisão entre o material genético e o citoplasma, de modo que ainda seja possível a interação entre eles. Os Nuclear Pore Complexes (NPCs), que são formados por conjuntos de nucleoporinas, regulam a entrada e saída de RNA, proteínas e outras moléculas do núcleo.
1-Envoltório nuclear internamente reforçado por uma rede de proteínas, chamada lamina. 2-A cromatina( DNA+proteinas hisônicas+proteínas não histônicas), distendidas e ligadas em alguns pontos da lamina. 4-Acentuada síntese de RNA.