Suas principais obras foram: Organização social dos Tupinambá (1949); A função social da guerra na sociedade Tupinambá (1952); A etnologia e a sociologia no Brasil (1958) (resenhas e questionamentos sobre a produção das Ciências Sociais no Brasil, até os anos 50);
É considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX....Gilberto Freyre.
Uma parte importante dessa contribuição encontra-se em livros como estes: A organização social dos Tupinambá, A integração do negro na sociedade de classes, O negro no mundo dos brancos, Mudanças sociais no Brasil e A revolução burguesa no Brasil.
Com distintas visões sobre o método sociológico e sobre o curso da sociedade, os autores do chamado tripé da sociologia (Marx, Durkheim e Weber) contribuíram imensamente com o desenvolvimento basilar dessa ciência. Marx, Weber e Durkheim são considerados os teóricos basilares da sociologia.
Max Weber (1864-1920), Émile Durkheim (1858-1917) e Karl Marx (1818-1883) são considerados os fundadores da sociologia, e, por isso, nomeados carinhosamente de "os três porquinhos" pelos estudantes e professores da área.
Hoje bateremos um papo super legal sobre os três porquinhos da sociologia. Pode parecer piada, mas estamos falando de Durkheim, Karl Marx e Max Weber, os pilares das ciências sociais.
burguesia - formada por empresários, que eram donos dos meios de produção (como o dinheiro e instalações) essenciais para a fabricação dos bens de consumo. ... Portanto, é possível verificar que a separação entre capital e trabalho contribuiu para a divisão social gritante entre as classes burguesa e trabalhadora.
Designa a divisão do trabalho social em atividades produtivas, ou ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. ... Marx, em O Capital (1982), diz que a 'divisão social do trabalho' diz respeito ao caráter específico do trabalho humano.