Não é necessário fazer as três somas para verificar a possibilidade de um triângulo existir. Basta fazer a soma entre os dois lados menores. Se a soma entre eles for maior que o terceiro lado, então, a soma entre qualquer um deles e o terceiro lado (que é o maior) terá o mesmo resultado.
Coloque a ponta do compasso no ponto médio da base e faça um arco cruzando a bissetriz superior. É preciso desenhar o arco em apenas um lado da base. Desenhe o triângulo. Conecte o ponto em que a altura e o arco se cruzam em ambas as extremidades da base.
Com a ponta seca do compasso no ponto A e uma abertura igual a AB, descrevemos um arco cujo raio será igual à AB. Em seguida, com a ponta seca em B e mesma abertura AB, descrevemos um outro arco, que intersecta o primeiro no ponto C. Unindo os pontos AB, BC e AC, obtemos o triângulo equilátero desejado.
O incentro é dado pela intersecção das bissetrizes internas de um triângulo, ou seja, é dado pelo encontro dessas semirretas. Como as bissetrizes são internas, o incentro também sempre ficará no interior do triângulo.
Tipos de Pirâmide Pirâmide Triangular: sua base é um triângulo, composta de quatro faces: três faces laterais e a face da base.
Para construir suas imponentes pirâmides, os egípcios tiveram que transportar gigantescos blocos de pedra e estátuas que pesavam toneladas pelo deserto. Para fazer isso eles usavam grandes trenós de madeira.
Recorte o modelo da pirâmide com base hexagonal com uma tesoura. Dobre todas as linhas do modelo. Tente montar a pirâmide com base hexagonal antes de pôr cola para percebe onde se encaixa cada aba. Ponha cola em uma das abas e cole-a no lugar correspondente.
· Pirâmide de Base Hexagonal: Caracteriza-se por possuir seis faces triangulares, uma base hexagonal, doze arestas e 7 vértices.
7 faces
Tem 4 vértices, 6 arestas, 4 faces e 1 base. Chamamos pirâmide quadrangular a este sólido pois tem um quadrado na sua base.