EQST

Qual A Principal Caracterstica De Atenas?

Qual é a principal característica de Atenas?

Principais Características de Atenas Como não possuíam terras férteis para agricultura, os atenienses se dedicaram à pesca e ao comércio marítimo. ... Eles valorizavam grandemente a arte e a literatura, o que transformou Atenas no centro cultural da Grécia e berço da Filosofia Ocidental e da Democracia.

Quais as principais características da cidade de Esparta?

Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.

Quais eram as características políticas da cidade de Esparta?

Na questão política, Esparta dividia o poder entre dois reis (Diarquia), um militar e outro religioso, que governavam respeitando as decisões da Gerúsia, conselho composto por 28 anciãos com mais de 60 anos, e a Apela que era o conselho formado por espartanos acima de 30 anos.

O que caracterizava a sociedade espartana?

A sociedade espartana caracterizou-se por ser altamente disciplinada e organizada a partir de uma aristocracia guerreira. Às vezes lemos ou ouvimos a expressão “regime espartano”, ou “disciplina espartana”, sempre associada a alguma prática ou hábito rígido, austero e severo.

Como era a estrutura da sociedade espartana?

A sociedade espartana era estamental, que é uma Sociedade onde tem seus níveis sociais (estamentos) divididos e hierarquizados, dando total poder aos membros dos grupos superiores, sem a possibilidade de membros de algum grupo passar para outro.

Quem era os Esparciatas na sociedade espartana?

Esparciatas ou Homoios constituíam uma das divisões da sociedade espartana. Eram os cidadãos espartanos que permaneciam à disposição do exército ou dos negócios públicos. Em geral, não podiam exercer o comércio nem vender suas terras, sendo sustentados pelos servos. ... Os esparciatas eram a camada dominante de Esparta.

O que era a sociedade ateniense?

A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. ... Dessa forma, possuir terras garantia fazer parte da aristocracia ateniense, isto é, os indivíduos que possuíam a propriedade da terra eram chamados de cidadãos atenienses.

Como era a divisão da sociedade ateniense?

Já a sociedade ateniense, era dividida em eupátridas (os grandes proprietários de terras), georgóis (os pequenos proprietários de terras), demiurgos (artesões especializados) e os escravos.

Quais são os grupos sociais de Atenas?

Atenas contava com três classes: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas.

Quem são os Eupatridas?

Os eupátridas consistiam em um grupo social da Grécia Antiga detentores de altas posições, constituindo a nobreza da região da Ática (correspondente a Atenas e regiões circunvizinhas). Em grego, o termo significa algo como "aqueles bem nascidos", ou "os de pais nobres".

Quem fazia parte da pirâmide social na Grécia antiga?

7) Como era a sociedade Grega nesse período? ERAM FORTEMENTE HIERARQUIZADOS; OS GUERREIROS ESTAVAM NO TOPO DA PIRÂMIDE SOCIAL. A SOCIEDADE ERA DIVIDIDA EM OIKOS, UNIDADE PRODUTIVA E FAMILIAR. FAZIAM PARTE DO OIKOS: O CHEFE, SUA FAMÍLIA, A CASA, AS TERRAS, OS SERVIÇAIS E OS ESCRAVOS.

Quem eram os cidadãos gregos?

Cidadania na Grécia Antiga Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

Quais os cinco grupos sociais da pirâmide social ateniense?

Os grupos sociais da sociedade ateniense:

  • - Eupátridas: grandes proprietários rurais. ...
  • - Demiurgos: eram os comerciantes na sociedade de Atenas.
  • - Georgois: pequenos proprietários rurais.
  • - Thetas: pequenos proprietários rurais endividados e dependentes dos eupátridas, que eram os credores de suas dívidas.

Quais grupos sociais estavam excluídos da participação política?

Resposta. Resposta: Todos os outros, sejam eles, mulheres, escravos, homens pobres, viajantes etc eram excluídos da política. Para participar da vida política em Atenas precisava ser filho de pais Atenienses, livre, homem, maior de 20 anos.

Quais grupos sociais de Atenas possuíam direitos políticos?

Em Atenas, a cidadania era restrita aos homens livres que tivessem nascido na cidade. Assim, estavam excluídos, escravos, estrangeiros e mulheres dessa lista de participantes da democracia ateniense, realizada na Ágora, espaço público de participação política.

Quais os grupos sociais da cidade de Esparta?

Os grupos sociais em Esparta eram os os esparciatas, os perieco e os hilotas, sendo o primeiro grupo, os esparciatas, o único com plenos direitos políticos e efetivo poder de decisão na sociedade espartana.

Que grupos compunham a sociedade espartana?

A sociedade espartana era dividida em três estamentos compostos por esparciatas,periecos e hilotas. Os esparciatas eram homens livres, considerados os mais ricos e poderosos da cidade, que possuíam privilégios econômicos e políticos.

Qual o principal grupo social de Esparta?

Esparciatas

Onde está localizada a cidade de Esparta?

Lacônia

Qual a origem da cidade de Esparta?

Esparta foi uma cidade localizada na região da Lacônia, no sudeste do Peloponeso. ... Os dórios invadiram a região e fundaram Esparta por volta do século IX a.C. e transformaram a população local em hilotas, ou seja, em servos. Os espartanos tornaram-se grandes proprietários de terras.

O que aconteceu com os espartanos?

Esparta iniciou o seu declínio no mundo grego por volta de 479 a. ... A partir daqui, Esparta enceta uma guerra contra Atenas, conflito que irá durar mais de uma década, até que em 446 a. C. foi estabelecida a paz entre a Liga do Peloponeso e a Confederação de Delos.