A despeito dos problemas de saúde como stress, transtornos psicológicos, cansaço visual, estão os problemas sanitários (ocasionado pelo excesso de lixos e resíduos), o aumento dos acidentes automobilísticos, uma vez que esse excesso de informações e sinalizações, podem distrair os motoristas.
Poluição visual é o excesso de elementos visuais criados pelo homem que são espalhados, geralmente, em grandes cidades e que promovem certo desconforto visual e espacial. Esse tipo de poluição pode ser causado por anúncios, propagandas, placas, postes, fios elétricos, lixo, torres de telefone, entre outros.
A poluição visual, além de contribuir para a perda da identidade das cidades, compromete a segurança dos cidadãos ao prejudicar a sinalização de trânsito e tirar a concentração de pedestres e motoristas, contribuindo para o aumento de acidentes de trânsito.
Fuja da poluição visual Ao planejar uma peça ou a composição de uma vitrine, pense sempre no respiro, ou seja, deixe espaços vazios estrategicamente para valorizar a informação principal, poupando ao menos um terço do espaço total.
3 resposta(s) Para inibir ou controlar esse tipo de poluição, uma possibilidade é criação de leis regulamentando o uso de anúncios publicitários, que são os principais causadores desse tipo de dano.
Algumas dicas para não sofrer com os efeitos nocivos da poluição sonora são:
A poluição sonora é um dos problemas que afeta cada vez mais a vida de mais pessoas....Como reduzir os efeitos negativos da poluição sonora
Dessa forma, a poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição em um determinado ambiente. O ruído, por exemplo, é o maior causador da poluição sonora, seja pelo som das produções industriais, meios de transporte, obras urbanas, festas, shows, etc.
Efeitos da poluição sonora A poluição sonora pode causar, além da perda auditiva, alterações no sono, irritação, depressão, zumbido, agressividade, perda de desempenho cognitivo, e outras doenças. Confira alguns efeitos causados pelos ruídos excessivos.
Dores de cabeça, perda auditiva, cansaço mental e estresse, são os principais riscos para a saúde de quem fica exposto à poluição sonora.
O QUE É POLUIÇÃO SONORA Nem todo o som é considerado poluição sonora. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como ruído níveis sonoros superiores a 65 decibéis (dB).
A poluição sonora é um grave problema ambiental responsável por desencadear diversos problemas de saúde. É considerado um crime ambiental perante a legislação. Poluição sonora é qualquer emissão de ruído ou som que possa prejudicar a saúde, o sossego e o bem-estar dos indivíduos.
Definições. O nível do barulho admitido nos grandes centros urbanos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pode atingir até 50 decibéis porém, o que é verificado normalmente chega a 90 e 100 decibéis. Portanto, qualquer som que ultrapasse os 50 decibéis, já pode ser considerado nocivo para a saúde.
A poluição sonora constitui também outra ameaça grave à saúde e qualidade do ambiente humano. ... Convencionou-se chamar de poluição visual o excesso de materiais relacionados a propagandas como os outdoors, faixas, placas, cartazes, painéis luminosos e tantos outros que se inventam a cada dia.
Veja algumas dicas práticas para prevenir a poluição sonora e diminuir seus danos:
É proibido perturbar o sossego alheio fazendo barulho acima dos limites estabelecidos em lei. A Lei Distrital 4092 de 2008 regulamenta o controle da poluição sonora e os limites máximos de intensidade da emissão de sons e ruídos, resultantes de atividades urbanas e rurais no Distrito Federal...
Em casos de excesso de barulho, seja na vizinhança, seja na rua, a pessoa que se sente incomodada pode chamar a polícia. ... Além disso, a polícia pode também, em casos mais graves, conduzir o infrator para a delegacia, tomando as devidas providências para que a situação não se repita.