As Ordens do Amor, segundo Bert Hellinger, são compostas por três Leis: Hierarquia; Pertencimento e Equilibrio de Troca. Nesse artigo abordaremos a Hierarquia, e nos próximos as outras leis. É só acompanhar! A Hierarquia ou Ordem de Chegada, diz respeito a quem chegou primeiro na família.
São 3 as leis Sistêmicas de Bert Hellinger: Lei do Pertencimento, Lei da Ordem e Lei do Equilíbrio, as quais não tem nenhum viés ideológico e sim a postura de identificar onde está a desordem e promover a ordem sem qualquer julgamento. ... Esse Vínculo sistêmico é tão profundo que ele se repete, mesmo quando são negativos.
As Leis Sistêmicas, nomeadas por Helligner como as “Ordens do Amor”, são estruturadas em 3 leis básicas que devem ser respeitadas para que haja harmonia dentro do sistema, são elas: o pertencimento, em que todos têm o igual direito de pertencer a determinado sistema ao qual se encontram; o equilíbrio entre dar e ...
Lei do Pertencimento: A necessidade de pertencer a ela vai além até mesmo da nossa necessidade de sobreviver. Isto significa que estamos dispostos a sacrificar e entregar nossa vida pela necessidade de pertencer a ela.
Nessa perspectiva, a estrutura familiar é entendida como a soma total de relacionamentos dos elementos do sistema, incluindo membros, bem como os limites entre o sistema e seu ambiente. Papéis são as expectativas atribuídas a cada membro e que demarcam as posições de cada um no sistema.
O que assegura o pertencer? Pertencem a um sistema familiar, primeiramente, todos os que foram gerados por integrantes do sistema ou que nasceram nele. Isso abarca os nascidos e também os filhos não nascidos, que passam a pertencer ao sistema familiar a partir do momento de sua concepção.
A morfogênese é o processo oposto a homeostase, ou seja, é a característica dos sistemas abertos de absorver os aspectos externos do meio e mudar sua organização.
Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção. Sistema é um conjunto de partes coordenadas e não relacionadas, formando um todo complexo ou unitário.
Sistemas aberto é formada pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas param se afeiçoar-se à essas transformações para garantir sua sobrevivência.
O conceito de interdependência pode ser explicado como uma relação entre dois ou mais países na qual as decisões tomadas em cada um possuem a capacidade de atingir a sociedade e a economia dos demais.
São consideradas interdependentes empresas que tenham o mesmo sócio com funções de gerência, ainda que possuam diferentes denominações.
Na visão sistêmica da empresa, a organização está em constante interação com o meio que a envolve. Como o desempenho do negócio depende desse fluxo, o ideal é que o gestor mapeie as dinâmicas de material e de informação para identificar não só condições para o sucesso da empresa como eventuais pontos de gargalo.
Fayol, o idealizador da Administração enquanto processo, descreve as seguintes funções administrativas: planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Chiavenato, de outra maneira, afirma que as funções administrativas são planejamento, organização, direção e controle.
A abordagem sistêmica traz nos seus princípios, a característica de compreensão da totalidade organizacional, onde o homem e a máquina assumem condições privilegiadas, de elementos mutuamente inclusivos no sistema organizacional (Dela Coleta, 1989).
Ter a capacidade de desfrutar de todos os recursos de uma organização e os relacionar da melhor maneira é trabalhar sistemicamente. O profissional que compreende a empresa em que atua a partir de uma visão sistêmica, atinge resultados acima da média.
Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas.
O que é necessário para o desenvolvimento dessa visão?