Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto. “Os cactos representam o Novo Mundo, enquanto as suculentas vêm de regiões como África do Sul e Madagascar”, conta o paisagista Roberto de Sá. As plantas, porém, são da mesma família.
As suculentas precisam de, no mínimo, quatro horas diárias de sol para sobreviver. Naturais de regiões secas – quase desérticas –, elas morrem na sombra. Se ela ficar pálida e estiolada, ou seja, fina e com muita perda de folhas, é porque não está tomando a quantidade necessária de luz.
Existem as suculentas e outras espécies de plantas que são monicarpicas – florescem, produzem frutos e morrem – mas, inclusive algumas destas plantas podem atingir 100 anos. Embora algumas suculentas tenham uma vida útil mais curta, suas ramificações e plântulas podem ser propagadas e viver de novo.
Crassula spp. Essas suculentas crescem rapidamente e podem alcançar até 70 cm de comprimento. Possuem folhas lisas, redondas ou ovais. A Crassula arborescens tem folhas com pontos vermelhos, já a Crassula argentea são manchadas de branco, amarelo, laranja, rosa, vermelho ou até mesmo púrpura.
Gênero Echeveria - também conhecidas como Rosas de Pedra O gênero Echeveria é composto por plantas de fácil cultivo desde que recebam a luz do sol até as 11 horas ou apenas a claridade. Se a planta estiver exposta ao sol é comum a mudança de coloração das folhas para tons avermelhados ou arroxeados.
Fámilia de Plantas Suculentas composta por 6 gêneros de plantas com características semelhantes entre si. Os gêneros são: Aloe, Astroloba, Chortolirion, Gasteria, Haworthia e Poellnitzia. Neste artigo iremos mostrar as fotos das principais espécies dos 4 Gêneros: Aloe, Astroloba, Chortolirion e Poellnitzia.
Existem mais de 22 mil espécies de suculentas catalogadas em todo o mundo. A principal característica que define uma planta como suculenta são suas folhas gordinhas.