De qualquer forma, um ponto é unanimidade: a qualidade como conhecemos hoje só surgiu por causa da segunda guerra mundial. ... foi logo substituído pelas “técnicas estatísticas de controle da qualidade”, criadas por Walter Andrew Shewhart que, então, trabalhava na Western Eletric, por volta de 1920.
Nos Estados Unidos, a gestão da qualidade se consolidou em 1945, ano em que surgiu a primeira associação de profissionais da área. ... Em 1987, surgiu o modelo normativo da ISO (International Organization for Standardization) para gestão da qualidade, a série 9000.
Edwards Deming
Junto com Deming e Juran, Kaoru Ishikawa é considerado por muitos como um dos 3 Gurus da Qualidade mais importantes de todos os tempos. Entre suas maiores contribuições está a difusão dos Círculos da Qualidade (CCQs) e a organização das clássicas 7 Ferramentas da Qualidade.
Conhecido em inglês como Total Quality Management (ou TQM), a Qualidade Total é um conceito desenvolvido por consultores empresariais americanos durante a década de 1960. Entre os nomes por trás da metodologia estão William Edwards Deming, Joseph Juran e Armand Feigenbaum.
A qualidade total foi uma nova filosofia que surgiu durante as décadas de 50 e 60, época em que ocorreu a mudança no pensamento de que a qualidade era um problema da empresa e não unicamente derivado da produção, ou do produto.
O termo “qualidade total” foi utilizado pela primeira vez por Armand Feigenbaum no ano de 1956. ... Foi ele quem propôs a ideia de que a verdade qualidade só poderia resultar de um trabalho conjunto, no qual todos os envolvidos com o processo de produção de um determinado bem ou serviço estivessem envolvidos.
A Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma opção para a reorientação gerencial das organizações. Tem como pontos básicos: foco no cliente; trabalho em equipe permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e dados; e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros.
As 3 ondas
Segundo Goldbarg, o movimento de qualidade pode ser dividido em ondas, sendo: primeira onda, centrada no controle de qualidade; segunda onda centrada no cliente. Primeira onda da qualidade total ( final déc.
O gestor de qualidade é o profissional responsável por definir todas as diretrizes tomadas pelo setor de gestão da qualidade e segurança da empresa. É esse profissional que atua na coordenação da equipe, gerindo os processos que dizem respeito à área por meio da análise da satisfação dos clientes internos e externos.
H2 – As principais dificuldades da gestão de um SGA com base na norma NBR ISO 14001 são: resistência dos colaboradores em relação aos processos de auditoria interna e externa; aumento de custos, de um modo geral, para a empresa; e dificuldade de cumprimento de alguns requisitos da norma em função de constantes mudanças ...
As maiores vantagens desse sistema Aplicado da forma adequada, o TQM permite que a melhoria contínua seja implementada. Como consequência, há melhor aproveitamento de recursos e maior produtividade dos funcionários. Também há uma redução dos custos operacionais, condição para se obter um incremento da lucratividade.
Benefícios da Gestão da Qualidade
- Prevenção de acidentes e multas ambientais; - Melhoria da imagem junto ao público, à comunidade e o setor público; - Redução de conflitos com os órgãos públicos responsáveis pelo controle ambiental; - Melhoria de posicionamento em mercados com requerimentos ambientais específicos, como para exportação.
As ferramentas de auditoria, portanto, são instrumentos que o auditor possui para atingir suas metas, definidas no planejamento de auditoria, independente do tipo de auditoria praticada. As ferramentas de auditoria podem ser classificadas em generalistas, especializadas e de utilidade geral.
Desde o final dos anos 80 que as auditorias ambientais se tornaram uma ferramenta gerencial comum nos países desenvolvidos e está expedindo sendo aplicada nos países em desenvolvimento, tanto pelas empresas estrangeiras na qual neles operam como pelas empresas locais.
São elas:
Verificado por especialistas. Os procedimentos usuais da auditoria de RH dão-se pelas seguintes etapas: inicia-se primeiramente com um Planejamento, seguido pela fase da Preparação, há a Execução, o Encerramento e Follow-up, cada fase cumprindo com um objetivo específico.