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Quem Foi O Principal Representante Do Barroco Brasileiro Escreva Sobre Suas Obras?

Quem foi o principal representante do barroco brasileiro Escreva sobre suas obras?

Antônio Francisco de Lisboa

Quem foi o principal representante do barroco mineiro?

O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.

Quais as diferenças do barroco mineiro e quais seus principais artistas?

A arquitetura, a pintura, a escultura sacra e a música tiveram destaque no barroco mineiro. Evocando a religião em cada detalhe, o barroco mineiro seguiu a tendência da Arte Barroca, crescendo, sobretudo, em torno das igrejas e confrarias. As maiores expressões do barroco mineiro foram Mestre Ataíde e Aleijadinho.

Quais foram os artistas precursores do barroco?

Três artistas, em diferentes meios, representaram com excelência o pináculo do Barroco italiano: o pintor Caravaggio, o escultor Bernini e o arquiteto Borromini.

Qual o nome do principal representante do barroco na Europa?

A – O Barroco foi um movimento exclusivamente literário, que ocorreu na Europa na segunda metade do século XV. B – O Barroco foi um movimento ocorrido na Artes Plásticas, durante todo século XVI, e teve como principal representante o escultor italiano Michelangelo.

Foram dois artistas barrocos?

Dois importantes pintores do barroco holandês (também chamado barroco flamengo) foram Peter Paul Rubens (1577-1640) e Rembrandt van Rijn (1606-1669). Observe no quadro A Sagrada Família a luminosidade que é dirigida para as figuras de Maria e do Menino Jesus.

Quais os temas que o barroco aborda com maior frequência?

Resposta. Os principais temas abordados no Barroco é o antropocentrismo x teocentrismo, perdão x pecado, morte x vida, religiosidade, etc.

Qual era o objetivo do movimento barroco?

Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.