Veja, a seguir, alguns nutrientes (e os alimentos) que ajudam a turbinar concentração, memória e raciocínio:
Agora vamos conhecer melhor cada remédio para memória e concentração e algumas substâncias naturais:
A B12 (cobalamina) é uma vitamina do complexo B e é principalmente encontrada nas carnes. Ela é necessária para uma boa manutenção da saúde do sistema nervoso e, por isso, ajuda a prevenir a perda de memória.
As melhores Marcas
Polivitamínico e Multivitamínico – qual é a diferença? A diferença entre multivitamínico e polivitamínico está no nome. Ambos são suplementos para auxiliar o corpo a conseguir os nutrientes necessários, que não foram totalmente adquiridos através da alimentação. Desse modo, não existe diferença entre os dois.
Vitaminas C e D são nutrientes-chave para evitar a falta de energia
Você sabe como recuperar energia? Veja estas 3 dicas!
Os mais indicados para dar energia extra para os dias de mais agitação são: cafeína, guaraná, erva-mate, noz-cola, chá verde, ginseng, capsaicina e laranja amarga. A nutricionista Daniella Chein explica: "A cafeína é quem provoca maior ação, e pode avivar o foco mental e ajudar a evitar a exaustão.
Entendendo melhor a função de cada um dos nutrientes
Magnésio, cálcio, flúor, selênio, potássio... A família dos minerais é composta por 12 elementos essenciais para o organismo. Mesmo que produzidos em pequenas quantidades pelo nosso corpo, os sais minerais compõem pelo menos 4% do corpo humano e interferem diretamente no nosso dia a dia.
Carboidratos
Os nutrientes que se constituem nas principais fontes de energia durante o exercício físico são os carboidratos e as gorduras. Os músculos sempre se utilizam de uma mistura desses dois nutrientes na “queima” metabólica com oxigênio.
Além da responsabilidade de liberar a glicose, o carboidrato disponibiliza energia para as células. Isso por se tratar da primeira fonte de energia celular e também por fazer manutenção glicêmica e metabólica para o perfeito funcionamento do corpo humano.
LIPÍDIOS, METABOLISMO E EXERCÍCIO FÍSICO Em indivíduos eutróficos, em repouso, os lipídios são os principais responsáveis pelo fornecimento da demanda energética. Durante o exercício, é o combustível ideal para a manutenção do esforço físico prolongado, uma vez que é poupador de glicogênio muscular.
Existem duas outras formas menos comuns de se utilizar as proteínas. Na primeira, a proteína pode ser quebrada e usada como combustível, como fonte de energia para a produção de ATP(Adenosina tri-fosfato). Todavia, esse processo não é desejável, pois as fontes de energia preferidas são os carboidratos e as gorduras.