A radiação é caracterizada pela emissão e deslocamento de energia na forma de partículas ou ondas eletromagnéticas, seja no vácuo, seja em outro meio. Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada.
Radiação são variados tipos de energia na forma de partículas ou de ondas eletromagnéticas que se deslocam no espaço. ... Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento.
( A radioatividade natural existe na Terra desde que o planeta se formou. ... Alguns locais no mundo, chamados de Áreas de Alta Radiação de Fundo (High Background Radiation Áreas – HBRAs) têm, anomalamente, altos níveis de radiatividade naturais, muito superiores à média do planeta.
Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada. Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras.
Não confunda ionização com excitação. A excitação não consiste na remoção do elétron do átomo, apenas na sua elevação a um nível energético maior (estado excitado), saindo, portanto, do nível fundamental. ... A radiação emitida dessa forma é chamada de radiação indiretamente ionizante.
Início>Qual a diferença entre Radiação Ionizante e Não-Ionizante? ... Quando a energia de um fotão é suficiente para quebrar ligações químicas, diz-se que estamos perante radiação ionizante; quando a energia não é suficiente, a radiação diz-se não-ionizante.
Tipos de radiação não ionizante Laser: geralmente em equipamentos de diagnóstico à laser; ... Radiofrequência/micro-ondas: Telefones celulares e sem fio, radares e transmissões de rádio e TV, equipamentos que emitem radiação infravermelha, redes Wi-Fi, dentre muitas e muitas outras.
São características das radiações não ionizantes eletromagnéticas: tem muita energia por este motivo não ioniza a matéria onde ela incide. não tem energia suficiente por este motivo não ionizam a matéria, ou seja é uma energia que não arranca elétrons da matéria.
Uma reação de transmutação artificial ocorre quando núcleos estáveis de elementos naturais são bombardeados com diferentes partículas (alfa, beta, próton, nêutrons, etc.), transformando-se em núcleos de outro elemento químico.
Naturais são isótopos encontrados na natureza, como o Hidrogênio, o deutério e o trítio. Artificiais são isótopos produzidos pelo homem, podemos citar o fosforo 30.
Isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de prótons no núcleo (mesmo número atômico), mas diferentes números de massa. Por exemplo: O cálcio apresenta-se de modo mais abundante como sendo 20Ca40, ou seja, ele possui 20 prótons e 20 nêutrons, totalizando 40 como número massa.